Processo de formação do cabelo
O cabelo é produzido no interior da pele, no folículo piloso, uma invaginação da pele, formando um saco constituído de várias substâncias, entre elas colágeno e elastina.
A pele se divide em três partes: epiderme, derme e hipoderme. A última é uma camada adiposa, rica em gordura, que não tem vasos sanguíneos. A segunda tem microvasos que permitem conexão à base do folículo.
Na base do folículo, existe a matriz capilar e a papila dérmica, que participam da formação do cabelo, te cuja uma das funções é nutrir a base folicular, onde existem vasos sanguíneos que transportam oxigênio.
Na base do folículo, por mitose – fenômeno em que uma célula se divide em outra igual –, as células se diferenciam e se proliferam. Dentre as células, existem os queratinócitos (que produzem queratina, proteína que dá força aos cabelos) e os melanócitos (que produzem melanina, pigmento que dá cor aos cabelos e se divide em duas classes principais: eumelanina (que colore cabelos escuros) e feumelanina (que colore cabelos claros)).
A melanina, por osmose, é transferida aos queratinócitos e protege o núcleo deles da radiação solar.
A base do folículo é mais afunilada do que a extremidade da parte de baixo dele. À medida que as células ascendem, se achatam, perdem o núcleo e morrem, e na borda do folículo, chamada de óstio, começa a brotar o fio de cabelo.