Uso correto da medicação para diabetes
O paciente deixar de aplicar insulina ou de tomar a medicação quando encontra resultados normais no teste de glicose no sangue, ou dobrar a dose da medicação quando exagera em alguma refeição, são atitudes que influenciam no controle do diabetes, podendo, a longo prazo, levar ao surgimento de complicações como perda da visão, infarto, AVC, doenças renais, disfunção erétil, entre outras.
O objetivo do tratamento do diabetes é manter os níveis de glicose no sangue próximos dos valores normais. Esses valores devem ser menores que 99mg/dL de sangue em jejum, e menores que 140mg/dL até duas horas após uma refeição.
Quando o paciente encontra resultados de glicose normais, quer dizer que o tratamento está sendo eficaz e o objetivo está sendo atingido. Portanto, o paciente não deve deixar de tomar a medicação ou de aplicar a insulina quando encontra esses valores, pois a medicação e a insulina têm efeito além do momento da medição de glicose.
A medicação oral e a insulina têm como objetivo manter o açúcar no sangue em níveis normais entre as refeições. Por este motivo, a dose de medicação não deve ser pulada. Os níveis de glicose no sangue vão variar durante todo o dia, e dependem do paciente: do que ele come, se ele faz atividade física e se ele está usando a medicação como foi orientado pelo médico.
Não adianta o paciente exagerar em alguma refeição e dobrar a quantidade de comprimidos para controle do diabetes, achando que isso irá resolver o descuido naquele momento, e fazer disso um hábito.
Se alimentar de maneira saudável e balanceada é parte do tratamento. Se o paciente tem como rotina exagerar nas refeições e dobrar a dose da medicação, os controles de níveis de glicose no sangue estão comprometidos, fazendo com que os exames de hemoglobina glicada mostrem esses exageros e a falta de controle glicêmico.
Entender a diferença entre o exame de hemoglobina glicada e o de glicemia é muito importante para o tratamento do diabetes. O paciente deve sempre seguir as orientações do médico com relação ao uso dos medicamentos. Se tiver alguma dúvida, deve procurar um farmacêutico de confiança, pois ele também está apto para orientar sobre o uso racional de medicamentos.