Como confirmar se tenho insônia?
Ocasionalmente a pessoa fica acordada ou tem despertares durante o sono, mas isso não necessariamente configura insônia, e existem exames para confirmá-la. A polissonografia quantifica a qualidade, o tempo total e a eficácia do sono.
Por exemplo, se em 8 horas de exame a pessoa dormiu 7 horas e 30 minutos, porém, teve quatro despertares breves, o que gerou uma sensação de insônia muito grande no paciente, especialmente se ele acordou um pouco antes do esperado para iniciar o dia.
Outra forma de diagnosticar a insônia é com o actígrafo, aparelho parecido com um relógio, que colocado no braço da pessoa mede o quanto ela está ativa. Quando a pessoa acorda e se movimenta, o actígrafo acompanha isso. Quando ela dorme, há redução dos movimentos corporais. Com isso, verifica-se o padrão de atividade da pessoa, o quanto ela está ativa, obtendo uma noção dos períodos de sono dela.
Existe uma forma mais simples e mais barata de se obter uma boa mensuração da quantidade de sono, com um aparelho chamado FitBit, ou outros SmartTracks, pulseiras inteligentes que captam a movimentação do corpo, a frequência cardíaca e outros parâmetros biológicos para determinar se a pessoa está acordada e se movimentando, ou se está dormindo.
Essas são formas de quantificar de forma objetiva o tanto que se dorme.