Você vai ver nesse artigo:
5 fatores do envelhecimento facial
Reabsorção óssea
Com o passar da idade, a massa óssea craniana é reabsorvida, fazendo com que apresente algumas mudanças. Por isso, é possível determinar o sexo e idade aproximados de um indivíduo apenas por meio da análise do crânio. Portanto, além da pele, que se torna flácida ao longo do tempo, a estrutura óssea sofre alterações significativas, como se pode perceber no osso zigomático.
Aprofundamento das órbitas
O envelhecimento também provoca o aprofundamento das órbitas oculares. Como se pode notar, pessoas com idade mais avançada possuem olhos com aspecto mais côncavo.
Delineamento angular da mandíbula
O envelhecimento facial também é caracterizado pela mudança angular da mandíbula, que, durante a juventude, possui linhas quase perpendiculares.
Perda de gordura
Ao longo dos anos, a camada de gordura presente no rosto sofre uma queda em razão da perda óssea. Desse modo, ocorre a murcha da bochecha e o surgimento do “bigode chinês”.
Perda de colágeno
Com o passar do tempo, as células da pele se cansam de produzir muito colágeno, que é degradado pelo tabagismo, exposição solar e alimentação inadequada. A diminuição de colágeno colabora para o aparecimento de rugas e manchas.
Como amenizar o envelhecimento facial
Preenchimento facial
O preenchimento facial é feito em uma região mais profunda do rosto com o uso de um preenchedor mais denso, que visa simular a estrutura óssea e promover volume para a face. O tratamento deve ser feito de acordo com a anatomia de cada pessoa.
O preenchimento também suaviza o sulco nasogeniano e as chamadas “linhas de marionete”, contribuindo para a jovialidade facial.
Outros tratamentos
Dentre outros tratamentos disponíveis para a pele, destacam-se o peeling, uso de ácidos, Dermaroller, laser etc.