Você vai ver nesse artigo:
Estratégias para prevenção do câncer de mama
Naturalmente, os exames de mamografia jamais devem ser descartados. Porém, é muito importante ressaltar que possíveis nódulos nos seios podem ser identificados pelo autoexame. No passado, alguns médicos chegaram até a alegar que o procedimento era insignificante. Na verdade, a mulher deve efetuar o autoexame, pois diante de qualquer alteração ela já poderá se consultar com um mastologista e ginecologista. Afinal, mesmo um nódulo extremamente pequeno pode representar a ameaça de um tumor. Quanto mais precoce ocorrer o tratamento, melhor será o prognóstico.
O autoexame permite que a mulher perceba a existência de um nódulo no seio. Entretanto, é impossível determinar se ele é benigno ou maligno apenas através do toque. Uma vez sentido o nódulo, a mulher deve buscar atendimento médico para a realização de exames mais precisos, como mamografia, ultrassonografia, e ressonância magnética. Além disso, muitos casos exigem a realização de uma biópsia.
As mulheres que possuam um histórico familiar marcante com relação ao desenvolvimento do câncer de mama e outros tumores devem procurar por um ginecologista ou oncologista e iniciar um acompanhamento médico preventivo. Por outro lado, é importante esclarecer que o fato de todos os familiares terem desenvolvido a doença não significa que as gerações seguintes serão igualmente afetas pelo problema. Daí a importância de passar por um monitoramento.
Tratamento doloroso
O tratamento do câncer de mama pode envolver sessões de quimioterapia ou radioterapia. De fato, o processo é extremamente doloroso e difícil. Porém, é preciso frisar que a forma como a mulher encara a terapia influencia os resultados obtidos. Assim, se a paciente der continuidade à realização de suas atribuições diárias (na medida do possível) e mantiver a autoestima elevada, as chances de cura serão amplificadas.
Com frequência, pessoas deprimidas podem antecipar o desenvolvimento de determinadas doenças que seriam manifestadas somente em um futuro distante. Por esse motivo, é extremamente importante a realização de projetos que promovam uma injeção de ânimo das pessoas. Muitas mulheres são afetadas por tumores devastadores e precisam ter um fonte de energia suficientemente intensa para conquistar a recuperação.
Tumores sincrônicos
Os tumores podem acometer regiões diferentes do organismo. No entanto, o fato de uma mulher ter desenvolvimento por um câncer de estômago não significa, necessariamente, que ela corre o risco de ser acometida por um tumor nos seios. A paciente pode se consultar com um oncologista, que ficará encarregado de efetuar exames periódicos em intervalos de três ou seis meses.