O que é
A alopecia areata é uma doença autoimune do couro cabeludo, é como se nossas células de defesa criassem anticorpos contra os fios de cabelo, fazendo com que eles caiam. A enfermidade pode estar associada à outras condições autoimunes, como alterações da tireoide, doenças das unhas, entre outras condições.
Sintomas
Perda de pelos em áreas que podem ser circulares e pequenas, ou se estender para todo o couro cabeludo, mas também outras áreas com pelos do corpo, como barba, sobrancelhas e cílios. Em geral a perda é aguda, e notada de um dia para o outro.
Tratamento e prevenção
A alopecia areata é uma doença imunológica, por isso, ainda não pode ser prevenida. Ela pode ter como gatilho alguns fatores ambientais, como doenças, viroses, vacinas e estresse.
O principal cuidado que o paciente deve ter é procurar um dermatologista para que seja feito o diagnóstico e o acompanhamento, cada um responde melhor à uma determinada forma de tratamento.
Apesar de ser uma doença que não traz grandes problemas para a saúde do paciente, ela o afeta emocionalmente, e ocasionalmente demanda tratamento psicológico.