Podas drásticas de árvores grandes
Uma poda drástica é quando a pessoa corta uma árvore já adulta, de tronco grosso. Se for feita uma poda drástica na árvore do canistel, ele rebrota muito bem.
Porém, não se recomenda podar a árvore com uma motosserra. A corrente da motosserra é lubrificada com um óleo que, muitas vezes, é sintético. Mesmo sendo natural ou mineral, esse óleo pode prejudicar a planta e até matar ela.
A jabuticabeira aceita podas drásticas, por exemplo para reduzir o seu tamanho. É possível cortá-la no pé que ela rebrota rapidamente, apesar de ficar meio desfigurada.
Estressar a planta aumenta a produção?
Algumas pessoas acreditam que picar o tronco dos pés de manga palmer e de manga ubá aumenta a produção deles.
A frutificação de uma planta nada mais é do que o meio dela se reproduzir. A partir da fruta, vêm as sementes, que vão virar uma planta nova. Quando a planta sente alguma ameaça e tem a impressão de que ela pode vir a perecer, a tendência é ela frutificar mais, pois dessa forma é mais fácil ela garantir a continuidade da sua espécie.
Assim, estressando a planta, ela tende a produzir mais.
Pés de manga, principalmente de manga palmer e ubá, já tendem a produzir bastante, , portando não se recomenda picar o tronco delas, a não ser que a produção esteja muito ruim. Talvez uma poda seja mais interessante.
Poda de formação
Para controlar a altura da paineira rosa, deve-se fazer uma poda drástca no tronco principal, na altura (ou próximo da altura) que a pessoa deseja que ela bifurque. A paneira rosa tende a brotar logo abaixo desse corte e, a partir daí, é possível conduzir esses brotos e deixar a planta com o formato desejado.
Recomenda-se não esperar muito tempo para fazer uma nova poda (no caso, uma poda de contenção), pois sempre é melhor podar galhos finos do que galhos mais grossos.
Quando se poda um galho grosso, que cresceu muito, acaba-se deformando um pouco a planta, pois essa retirada acaba levando partes da planta que a pessoa não queria que saíssem.