Plantio e adubação do sapoti
Recomenda-se plantar o sapoti na forma de mudas enxertadas. Assim, mesmo plantando em vasos, a pessoa conseguirá vê-lo produzir frutas.
Plantando a muda plena, feita através da semente, o sapoti pode demorar 18 a 20 anos para produzir. Porém, ocasionalmente ele produz mais cedo.
O sapoti é uma fruta nativa da flora brasileira. É uma fruta muito doce e saborosa, com a polpa macia e suculenta. É uma planta bastante rústica, que não pede nenhum cuidado especial. Ela precisa, basicamente, de terra boa, que não falte água e bastante sol.
Nos primeiros tempos de plantio, assim que ela é plantada, ela fica estagnada por um bom tempo, até que a raiz dela encontra a terra nova do vaso ou da cova e se adapta. Depois disso, ela se desenvolve bem rapidamente. No vaso, inclusive, é necessário podá-la sempre, do contrário ela fica muito grande.
Para o plantio, recomenda-se que o vaso inicial tenha entre 12 a 15 litros. Utiliza-se uma mistura bem básica, com duas partes de terra para uma parte de esterco de curral bem curtido. Como o sapoti gosta de um pouco de acidez no solo, não necessário colocar calcário, por exemplo, para corrigir a acidez.
Coloque a terra no vaso e bata levemente para assentar. Com uma faca bem afiada, corte o saquinho de plástico que envolve o torrão da planta, posicione a planta dentro do vaso e complete-o com terra.
Recomenda-se sempre finalizar o plantio regando a planta, molhando bem a terra para que ela assente bem.
Enxerto de sapoti
O sapoti provavelmente não pode ser enxertado em outras pouterias, como o canistel.
O sapoti é uma bastante difícil de ser enxertada. Em um viveiro, o único meio de enxertia do sapoti com uma boa porcentagem de sucesso é por encostia – no qual se faz o porta-enxerto encostar na planta doadora sem cortá-la, um processo um pouco mais complicado que algumas plantas pedem.
A encostia é uma técnica de enxerto na fica muito evidente a divisão das duas plantas.
Plantio de sapoti em vasos
A princípio, um vaso de 40l é mais do que o suficiente para um sapoti enxertado jovem. Mesmo em vasos de 15 a 20l, elepode se desenvolver durante bastante tempo.
Em vasos de 40l, a planta possivelmente irá se desenvolver por bem mais tempo. Porém, não é possível afirmar que o sapoti poderá ficar nesse vaso em definitivo, pois ele não para de crescer – embora cresça lentamente, por estar em um vaso e ser enxertado.
Em determinado momento, pode ser necessário transplantá-lo para um vaso maior ou fazer uma poda das raízes. Toda poda radicular pede uma poda na parte aérea da planta e, assim, é possível mantê-la no mesmo vaso.
Estimativa de produção do sapoti não-enxertado
Uma estima máxima de produção de frutos de um sapoti normal é de 18 a 20 anos. Existem casos de jabuticaba sabará, que não foram enxertadas, produzirem em 12 anos. Porém, há relatos de outras que demoraram mais de 30 anos para produzir.
De acordo com a literatura, o sapoti pode começar a produzir com 8 anos, mas ele talvez possa produzir com menos.
Condições de cultivo e adaptação do sapoti
Há relatos de uma pessoa que, há 1 ano, adquiriu um pé de sapoti com cerca de 2,5m. A pessoa comeu as frutas que vieram com o pé, porém, as flores que nasceram posteriormente não “vingaram” e não produziram frutas.
Nesse caso, pode ser que a planta ainda esteja em um período de adaptação. O sapoti é uma planta que sofre um pouco com alterações nas suas condições, sejam físicas ou climáticas, como transplantes para novos locais de cultivo.
Porém, como ele dá flores, pode ser que não seja o estresse da mudança de local, mas a falta (ou excesso) de alguma coisa para ele. O sapoti não gosta de excesso de água, portanto, regá-lo muito pode ser um problema. A falta de sol e de espaço para as raízes também podem ser um problema, e talvez seja hora de transplantá-lo.