Poda radicular de mangueiras
Nas mangas, a produção de frutas é influenciada pelo método de produção da muda. Uma muda nova, de semente, irá demorar certo tempo para começar a produção, independentemente das raízes serem podadas ou não.
Já uma muda enxertada começa a produzir rapidamente. Se a pessoa quer preservar os frutos dessa muda, independentemente do tamanho que ela esteja, não é interessante fazer a poda das raízes após o outono. Muitas mangas começam a florir logo no começo do inverno, e é recomendado fazer essa poda pelo menos dois meses antes dela começar a floração. Se a poda radicular for feita depois que ela produziu flores, ela possivelmente irá abortar as flores ou os frutos.
Tempo para produção de frutas
Quando plantadas de semente, o tempo para produção de frutas varia muito de acordo com a variedade da manga. Algumas, em boas condições, chegam a produzir em até 3 anos. A manga-pequi produz rapidamente, e a manga-espada, em alguns casos, também.
Existem mangas que podem demorar até 8 ou 10 anos para começar a produzir, como a manga Bourbon.
Propagação de mangueira por alporquia
Pelo método de alporquia, é necessário ter uma certa técnica para conseguir fazer a mangueira enraizar. Assim como a jaca, ela tem muito látex, o que atrapalha um pouco o processo de enraizamento.
Normalmente, a mangueira é propagada por enxertia, através da qual ela se desenvolve mais facilmente – mais facilmente que a jaca, inclusive.
Normalmente, a manga é propagada por semente ou por enxertia.
Muitas espécies de manga mantêm as características da planta mãe se plantadas de semente.
Quando se deseja manter características da planta mãe e ela é um híbrido, como a manga Palmar, isso só é possível através da enxertia.