Você vai ver nesse artigo:
Produção de frutas na mangueira
A manga é uma planta monoica, que não tem sexo separado em indivíduos diferentes. Toda planta de manga dá flores machos e flores fêmeas, e todas vão produzir frutas.
Se for uma muda enxertada, ela irá produzir bem mais rápido. Se for uma muda plena, plantada diretamente da semente, ela vai demorar um pouco mais para produzir.
Plantio de manga em vaso
A manga é uma planta de grande porte, por isso um vaso de 20l é um pouco pequeno para ela. O ideal é utilizar um vaso de cerca de 50l, ou um pouco maior, para não se preocupar tão logo em transferi-la para um vaso maior.
Se ela for plantada em um vaso de 20l, possivelmente em 1 ano e meio ou no máximo em 2 anos já será necessário transferi-la para um vaso maior.
Não é recomendado plantar uma muda plena (não enxertada) de manga em um vaso. A enxertada, por começar a produzir mais cedo, consequentemente cresce mais devagar, pois destina a força dela para a produção de frutos e não forma o grande volume de vegetação que a manga tem normalmente.
As variedades Bourbon vermelha, parvin, mangubá, mangá rosa, entre outras, todas vão se desenvolver bem em vasos.
As mudas plenas podem ser plantadas em locais com mais espaço, como praças e parques, onde elas podem crescer livremente.
Poda de árvores frutíferas
A mangueira é uma planta bem resistente e bastante tolerante a podas, e dificilmente irá morrer com uma poda brusca – por exemplo, se for cortado o tronco principal dela, com a intenção de diminuir o tronco da árvore, a fim de que ela rebrote mais baixa, facilitando inclusive a colheita dos frutos. Pelo contrário, ela irá rebrotar vigorosamente bem rápido.
Porém, deve-se evitar fazer a poda com uma motosserra. A corrente da motosserra é lubrificada com um óleo que, muitas vezes, pode ser tóxico e vir a matar a planta. Para minimizar a possibilidade de óbito da planta, ela deve ser podada com uma serra de mão ou tesoura.
A grande maioria das frutíferas toleram bem podas.