Como lavar uma prótese capilar corretamente
Para se lavar a prótese, é imprescindível uma escova com pontas de bolinhas, acessório que ajuda a preservar-lhe os fios.
Ao retirá-la da cabeça, lave-a preferencialmente com água fria e xampu e em movimentos retilíneos, não circulares, visto que isso embaraça os fios e desembaraçá-los pode ocasionar a queda.
Depois do removedor e da remoção de toda a fita adesiva, lave profundamente a tela para também excluir toda a gordura do removedor. Se a peça ainda tiver resíduos de cola ou removedor, a nova fita não vai aderir, por isso é fundamental higienizar bem as partes interna (tela) e externa dela.
Depois do xampu, aplique um condicionador no cabelo, não na tela. Use a escova com pontas de bolinhas enquanto ainda houver creme no cabelo, para ele não embaraçar. Feito isso, enxágue-o, principalmente a tela que, com excesso de creme, fica oleosa e dificulta a boa fixação da fita.
Os fios necessitam de dose mínima de creme para não desidratarem nem ressecarem rápido. Assim, nem todo o creme se deve eliminar do cabelo durante o enxágue; o remanescente depois, com uma toalha.