Dicas para ganhar peso com saúde
Existem pessoas que têm dificuldade de aumentar o peso e ficar com um corpo melhor e mais desenhado. Algumas dicas podem ajudar a aumentar o peso com saúde.
Musculação
Quando a pessoa pensa em aumentar o peso, ela não deseja aumentar o peso em gordura – talvez até possa ganhar uma pequena quantidade de gordura, mas não muita, pois além do corpo ficar feio, a gordura pode fazer mal para a saúde.
A pessoa não deseja engordar, mas sim ganhar massa muscular/massa magra. Se a pessoa só ganha gordura, ou grande parte do peso vem na forma de gordura, ela fica inchada, “barriguda”, com celulite (nas mulheres e em alguns homens, por exemplo na barriga).
É necessário fazer musculação para aumentar massa magra, que é o melhor tipo de peso, pois é saudável e bonito – o corpo vai tomando forma, a postura vai melhorando e a pessoa vai ficando cada vez mais saudável.
A pessoa deve procurar um educador físico e uma academia e começar a treinar com pesos.
Alimentação
Para ganhar peso, é necessário comer bastante, mas é necessário balancear a alimentação para não comer muitas “besteiras”. Do contrário, a pessoa irá ganhar peso, mas vai ficar com o corpo feio e não muito saudável.
Primeiramente, deve-se aumentar o consumo de gorduras naturais. Deve-se evitar produtos industrializados e preferir alimentos naturais, como ovos, carnes vermelhas, peixes gordurosos, castanhas, abacate, coco, azeitona e azeite, que são ricos em gorduras saudáveis.
A pessoa deve colocar pelo menos 1 ou 2 porções de alguma gordura natural em todas as refeições do dia. Não se deve consumir produtos artificiais, que são cheios de gordura trans.
Refeições livres
Da mesma forma que a pessoa precisa tentar manter uma dieta bem saudável durante a semana, ela pode fugir um pouco da dieta nos finais da semana. A pessoa não deve tirar o dia todo para comer “besteira”, mas escolher uma ou duas refeições no sábado e no domingo para comer uma pizza, um queijo, sorvete, chocolate, hambúrguer, etc. – alguma coisa que a pessoa goste, mas que não é recomendado comer todos os dias.
Esse aumento de calorias no corpo fará com que os músculos acumulem mais carboidrato, mais glicogênio (o carboidrato na forma de reserva do músculo), ajudando na construção e recuperação desse músculo.
Por isso é necessário fazer musculação, do contrário a pessoa irá comer e as calorias irão virar gordura e aumentar a barriga.
Ingestão de líquidos
A pessoa deve manter uma alta ingestão de água e água de coco. Um corpo bem hidratado é desintoxicado, e pode até ficar mais pesado dependendo da dieta e do treinamento. Se a pessoa estiver focando a dieta e o treino em aumentar peso, ao ingerir mais água, irá “inchar” os músculos. Os músculos gostam de água.
A água de coco tem um pouco de calorias, agregando mais calorias para o corpo.
Comer mesmo sem fome
Nem todo mundo precisa comer de 3 em 3 horas, mas comer com mais frequência – às vezes até quando não se sente muita fome – é algo que funciona para quem quer aumentar massa muscular e ganhar peso.
Às vezes o corpo não pede o número de calorias, energia e nutrientes que realmente são necessários para ganhar peso, e a pessoa pode precisar “forçar” um pouco.
Às vezes a pessoa está treinando bem, já começou musculação, está treinando bem, mas come pouco.
A pessoa pode comer de 3 em 3 horas uma quantidade menor, e ir aumentando aos poucos. Primeiro, pode comer um pouco a mais nos horários em que tem mais fome. Depois de 2 ou 3 semanas, mesmo nos horários em que não sente muita fome, pode tentar comer um pouco mais.
Apesar de ser necessário incluir carboidratos na dieta, a pessoa deve focar no aumento de gorduras boas. As gorduras boas têm mais calorias em uma porção menor de alimento. Assim, ao invés de comer um prato cheio de alimentos, a pessoa irá comer metade de um prato, mas com o mesmo número de calorias. As gorduras têm mais calorias do que carboidratos e proteínas.
Se a pessoa treinar, comer, descansar, dormir bem e tomar muita água, logo ela irá começar a aumentar o peso.
Musculação na adolescência
Adolescentes podem fazer musculação, desde que tenham a orientação de um bom profissional de educação física.