Ganho de massa muscular e perda de gordura
Existem vários estudos científicos comprovando que é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.
Para que a pessoa ganhe massa muscular, o músculo precisa ganhar e absorver alguns substratos – ou seja, o ganho energético (as calorias) precisa ser aumentado na dieta, pois o organismo irá precisar de mais proteína, mais gorduras boas e mais carboidrato, para que exista uma reserva e esse músculo realmente cresça.
Para perda de gordura, é exatamente o contrário. É necessário fazer com que o corpo não transforme aquele excesso, que é para o músculo, em gordura.
Para emagrecer e ganhar massa muscular, a pessoa deve focar principalmente no consumo de proteína.
Se a pessoa aumenta o consumo de proteína, ou traça uma estratégia voltada para o aumento de proteína, esse excesso não virará gordura tão facilmente. Assim, é muito comum que a pessoa consiga perder peso e ganhar massa muscular ao mesmo tempo.
Se a pessoa faz uma estratégia mista (com esses dois objetivos), ela não irá conseguir potencializar o ganho de massa muscular – a pessoa irá manter o músculo e ganhar um pouco, mas não irá ganhar muito.
Muitas vezes a pessoa não tem muito peso para perder – ela tem gordura localizada e precisa ajustar alguma coisa, e não quer somente perder gordura.
Não é necessário ganhar gordura para depois secar, a pessoa pode secar e depois focar em uma estratégia para o ganho de massa muscular. Assim, a pessoa já trabalha com uma dieta um pouco mais reduzida em carboidratos, e fica mais fácil iniciar uma dieta para hipertrofia.
É mais difícil, quando a pessoa come de tudo, retirar o carboidrato da dieta.
Existe um artigo científico em que foi feito um experimento no qual as pessoas precisavam perder peso. Elas foram colocadas em uma dieta de 1,8 proteínas por dia e treinavam com intensidade. Mesmo treinando muito e tendo uma dieta com um pouco menos de calorias, mas focada principalmente na proteína, elas tiveram um ganho de massa muscular muito bom. Em cerca de 1 mês, tiveram 1,2kg de ganho de massa muscular, um valor muito significante.
Esse estudo foi bastante restritivo. Ao final, os pesquisadores perguntaram aos voluntários se eles continuariam fazendo essa estratégia para perder peso, e ninguém quis continuar.
Nenhuma dieta muito restritiva vai ter continuidade. Se a pessoa quer emagrecer, ter uma vida saudável e ter resultados a longo prazo, sem um efeito rebote, ela precisa fazer uma estratégia que seja viável para a rotina dela. A pessoa deve evoluir a dieta gradativamente, até o momento em que conseguirá, por exemplo, fazer uma dieta low-carb pesada, sem sentir fome. Dessa forma, a pessoa consegue modular o apetite e saciar mais.