Você vai ver nesse artigo:
Complexidade do funcionamento cerebral
As pessoas só conseguem compreender algo que está sendo dito porque dentro de suas cabeças existem diferentes conjuntos de células responsáveis por processarem informações sensoriais e a partir delas extrair significados. Por mais incrivelmente sincronizado e harmonioso que possa parecer o funcionamento neural, já que as pessoas mal precisam se esforçar para reconhecer o rosto de seus familiares ou amigos, nem sempre o cérebro funciona como o esperado.
O cérebro humano é um dos órgãos mais complexos da natureza, sendo capaz de realizar verdadeiras façanhas com uma quantidade mínima de informações. Contudo, afirmar que ele se trata de uma máquina perfeita também é um exagero, já que seu funcionamento depende da coordenação entre diversas áreas, e se uma dessas partes dor danificada, as perdas poderão ser bastante significativas, podendo levar o indivíduo a não reconhecer o rosto da própria mãe ou a confundir a esposa com um chapéu.
Agnosia
Algumas pessoas perdem sua capacidade de reconhecer objetos, sons, pessoas e até sua própria imagem refletida, embora sua visão esteja perfeita. Trata-se de uma condição conhecida como agnosia, cujo uma variante específica é chamada de prosopagnosia. Nela, pessoas que possuem alguma lesão na área fusiforme, região situada no lobo occipital do cérebro, não conseguem reconhecer os rostos das outras pessoas, mesmo familiares e amigos.
Um neurologista chamado Oliver Sacks descreveu em um dos seus livros o caso de um homem com prosopagnosia que confundiu seu chapéu com sua esposa e ficou tentando encaixá-la sobre sua cabeça. Um detalhe impressionante é que a capacidade dessas pessoas em reconhecer outras coisas, como objetos ou imagens, pode permanecer intacta. O problema surge na hora de reconhecer o rosto de alguém.
Afasias
Já no caso de afasias, as pessoas se tornam incapazes de falar ou compreender a fala de outras pessoas. Assim, de uma hora para outra, as pessoas afetadas pelo referido problema podem não conseguir entender o que está sendo dito por outra pessoa, ou simplesmente se tornarem incapazes de falar.
Esse também é um problema normalmente provocado por lesões em regiões do cérebro relacionadas à compreensão e produção da fala, como a área de Wernicke e a de Broca. Tais problemas no cérebro podem ocorrer como resultado de derrames, tumores, infecções, ou traumatismos crânio-encefálicos. Infelizmente, essas condições ainda carecem de tratamentos eficazes.
Membros fantasma
A expressão “membro fantasma” é uma metáfora que faz referência ao fato de um indivíduo sentir um membro que ela não possui mais. Grande parte das pessoas que tem algum membro amputado vive essa experiência, que, inclusive, pode envolver fortes sensações de dor no local. Isso ocorre embora a sensação de ainda possuir a perna não seja necessariamente contínua. Além disso, a experiência de “membro fantasma” também pode ocorrer com seios, dentes e outros órgãos amputados.