Aparelho ortodôntico invisível
Fabricado com material de última geração, o aparelho invisível é transparente, imperceptível, apresenta encaixe perfeito e, como feito sob medida para cada pessoa, não atrapalha a fala.
Ótima opção para quem quer corrigir a posição dos dentes, mas não quer usar aparelho fixo, este, depois de confeccionado, o próprio paciente coloca na boca. Nesse sistema, há vários alinhadores que, também personalizados, reposicionam os dentes gradualmente.
Como usar o aparelho invisível
Retire os alinhadores somente antes de comer, de escovar os dentes e de passar fio dental. No resto do tempo, deixe-os em posição, inclusive à noite.
Troca dos alinhadores
Geralmente, faz-se troca dos alinhadores após resposta dos dentes para aquele tipo desejado de movimento, o que ocorre, em média, a cada duas semanas. Um ortodontista, a cada consulta, avalia se os dentes já responderam ao alinhador atual e se é necessário trocá-lo por outro.
Tempo de tratamento
Comumente, o tratamento dura de seis meses a um ano, o que depende muito do grau de desalinhamento dos dentes e da colaboração do paciente quanto às orientações de uso do aparelho que, por ser invisível, não interfere no estilo de vida dele.
Vantagens do aparelho invisível
A maior vantagem desse aparelho é passar despercebido pelas pessoas. Ele também dispensa a fase de adaptação porque não machuca ou irrita a bochecha e os lábios, como ocorre com a maioria dos outros.
Além disso, a higienização dos dentes e do aparelho é simples. Por ele ser removível, ela decorre normalmente, com escova e fio dental, e resulta em pouca placa bacteriana nos dentes e no próprio aparelho.
Benefícios proporcionados pelo tratamento ortodôntico
Independentemente da categoria de aparelho, ideal para cada caso, a correção dos dentes (encavalados ou separados) é muito importante. O mau encaixe pode prejudicar toda a saúde da boca e acarretar inchaço e sangramento da gengiva, acúmulo de tártaro e até periodontite (problemas vinculados à gengiva e ao osso) em virtude da dificuldade de limpeza. Também podem ocorrer recessão gengival, desgaste inadequado dos dentes e dores de cabeça. Em algumas pessoas dentes e arcadas malposicionados provocam transtornos à fala e obstáculos à mastigação.
Dentes corretamente alinhados proporcionam menos estresse ao osso, à gengiva e articulação, além de causar belo efeito estético por meio do sorriso. Também ajudam a gengiva a se adaptar melhor ao redor deles que, à medida que reagem ao tratamento, levam o paciente a notar a melhora da saúde bucal, da mastigação e digestão dos alimentos, além da fala.