Você vai ver nesse artigo:
A esfoliação pode ser feita tanto no rosto, quanto no restante do corpo, e retira as células mortas da pele e acelerar o processo de revitalização celular, mas é preciso saber exatamente como usar essa técnica.
Indicações para esfoliação da pele
A esfoliação pode ser feita em qualquer tipo de pele, desde que ela não esteja lesada, inflamada, descamada, irritada ou com algum processo de pus ou inflamação.
Quem abusou do Sol e apresenta “casquinhas” pode usar os esfoliantes, desde que a pele não esteja irritada e sensível.
Produtos disponíveis para esfoliação
Atualmente, existem produtos de uso profissional e doméstico. No primeiro caso, são utilizados ácidos apropriados, e realizados os peelings e as esfoliações profissionais. O óxido de alumínio pode ser usado para o peeling de cristal, mas sempre com supervisão médica.
Em ambiente doméstico, é aconselhado o uso de sabonetes esfoliantes, que podem ser usados em barra, mas preferencialmente em gel, que contém partículas esfoliantes. Outra sugestão é usar fubá ou chá de camomila, que têm substâncias calmantes, como o Azuleno e o Alfa-Bisabolol. O limão e as frutas cítricas não devem ser usados.
Como aplicar a pasta esfoliante
Depois de preparar uma pasta cremosa com os ingredientes caseiros, ela poderá ser aplicada na pele do rosto ou do corpo. Os movimentos de aplicação devem ser circulares e ascendentes. Caso a esfoliação seja realizada nos cotovelos e joelhos, que a pele é mais grossa, a fricção pode ser um pouco maior.
Erros mais comuns durante a esfoliação
O erro mais comum é justamente limpar a área usando uma pressão exacerbada. Ademais, muitas vezes, com o intuito de remover uma mancha ou melhorar o aspecto de uma ruga, a pele é esfregada com produtos grossos e que causam danos à pele.
Frequência da esfoliação
Como a pele do corpo é mais seca, a esfoliação deve ser feita uma vez por semana, com exceção dos cotovelos e joelhos, que pode ser esfoliados até três vezes por semana. No rosto, a frequência da esfoliação depende do tipo de pele, nas mais oleosas e grossas, a esfoliação pode ser realizada de duas a três vezes na semana, já nas mais finas e sensíveis uma vez durante o mesmo período.
Cuidados após a esfoliação
Após a esfoliação deve-se hidratar a pele e protegê-la do Sol mediante o uso de um filtro solar adequado. Os mais oleoso ou hidratante podem ser aplicados no corpo. Os mais secos devem ser aplicados no rosto. O fator 30 é o mínimo recomendado. Já nas áreas mais expostas a radiação solar, deve-se utilizar preferencialmente os filtros com fator 50.