Necessidade de colocar aparelho
É comum usar aparelho quando se é mais jovem e posteriormente os dentes se entortarem por qualquer tipo de problema, como mania de morder o dedo ou a unha. Como os músculos da boca são muito fortes, os dentes enviesam-se com facilidade (em uma semana) e a correção é bem mais difícil. Ninguém que tem aparelho gosta disso, porém dentes centrais excessivamente tortos, por incomodarem demais, levam o indivíduo a decidir-se por ele.
Como escolher um aparelho
O propósito do aparelho estético é deixar a peça menos evidente a longas distâncias, mas, se o paciente não se incomodar com a aparência, pode pôr o convencional. A função dos dois é a mesma, embora o preço seja diferente, às vezes pouco, dependendo do dentista.
Se puder optar, adquira o móvel, apesar de o fixo endireitar mais rapidamente. Além disso, com o intuito de os dentes não voltarem a entortar, o primeiro é obrigatório após a retirada do segundo.
Dores causadas por aparelho
O aparelho não provoca dor durante a colocação ou remoção. Ela surge depois das manutenções mensais em razão dos ajustes que o dentista faz, mas desaparece após dois ou três dias. Então, já se pode, por exemplo, comer normalmente. Enquanto sentir dor, ingira alimentos moles. Com o aparelho estético, pode-se consumir qualquer alimento, porque os corantes não mancham.
Elásticos usados para corrigir a mordida
90% das pessoas necessitam, para impedir que os dentes se movam durante o processo de correção da mordida, de elásticos, que vêm em uma caixinha e se aplicam com pequena pinça em um, dois ou três dentes. Isso para levar os superiores e os inferiores a ficar no mesmo lugar.
Esses elásticos, extremamente dolorosos em qualquer tipo de aparelho, devem-se tirar antes das refeições e da escovação e recolocar em seguida. Apesar de exigido usá-los vinte e quatro horas por dia, é preciso mantê-los apenas por um ou dois meses, em média.
Como facilitar o uso do fio dental com aparelho
Uma agulha de plástico, cuja ponta se introduz entre o fio metálico do aparelho e os dentes facilita muito o emprego do fio dental. O dentista pode fornecê-la. Como com o aparelho, a retenção de comida é maior, o fio dental é imprescindível diariamente.
Como escovar dentes com aparelho
Uma escova chamada Bitufo, cujas cerdas cônicas não são tão macias, auxilia na limpeza entre os dentes, local não alcançado pelas convencionais.
Ceras para impedir machucados na boca
Normalmente, os dentistas vendem, a R$20,00 aproximadamente, kits com diversos acessórios que ajudam quem utiliza aparelho. Um deles é a cera maleável, em pequenos bastões (uma caixa contém vários), de que se tira um pedacinho e se põe em volta do dente que machuca a boca porque ela, no início, não está acostumada a conviver com as peças do aparelho que acabam cortando-a.
As ceras até podem permanecer enquanto se estiver comendo, mas saem durante a escovação, após o que basta colocar-se outra. Uma caixinha com essas ceras custa R$2,00 e dura vários meses. Use-as à vontade.
Analgésicos em casos de dor
Se sentir dor nos dentes ou na cabeça, tome analgésicos.