Como diminuir o recesso temporal
À medida que se envelhece, é normal que a linha anterior do cabelo se mova para mais para cima da testa. Para os homens, isso normalmente começa a acontecer entre 17 e 29 anos. Uma vez que o cabelo alcança um estágio maduro, ele pode parar de afinar ou diminuir a velocidade disso, mas a miniaturização dele pode continuar gradualmente no que é conhecido como padrão de calvície.
Não há muito o que fazer para impedir que a recessão continue depois de iniciada. Para a maioria das pessoas, a perda de cabelo é causada por uma combinação de genética e envelhecimento. Mas existem alguns tratamentos alopáticos e caseiros que podem ajudar a conservar uma cabeleira saudável e cheia.
Tratamentos para o recesso temporal
Manter uma dieta saudável
Ter uma dieta rica em antioxidantes – que combatem o estresse oxidativo, que por sua vez favorece o envelhecimento capilar – pode ajudar o cabelo a ficar mais saudável e com mais volume. Mirtilo, espinafre, feijão e nozes são alimentos ricos em antioxidantes naturais. Vitaminas como A, B12 e E, além de minerais como ferro e zinco, são parte essencial do crescimento saudável do cabelo.
A inserção no cardápio diário de verduras, nozes e sementes pode melhorar a aparência do cabelo.
Medicamentos
Minoxidil
Um dos medicamentos mais vendidos para retardar o recuo da linha anterior dos cabelos é o minoxidil, cuja eficácia da versão tópica foi comprovada superior à de placebo em estudos.
Finasterida
A Finasterida diminui os níveis hormonais que podem causar o recesso temporal. Quando tomada por via oral, ela promove o crescimento do cabelo e retarda a queda dele.
Remédios herbais
O hibisco chinês, o ginseng, o gotu kola, a groselheira e a aloe vera têm raízes na medicina holística tradicional como tratamentos para combater a perda capilar. Pode-se misturar várias dessas ervas em uma solução com óleo carreador e aplicar sobre o couro cabeludo.
Transplante de cabelo
No transplante capilar o médico retira cabelo da parte de trás ou lateral da cabeça e os transplanta para as áreas calvas, assim pode-se avançar a linha anterior do cabelo. Porém, esse procedimento pode causar complicações e não é coberto por planos de saúde, por isso verifique com seu médico se você é um bom candidato para essa cirurgia.
Shampoo suave
Enquanto alguns shampoos contêm substâncias que retiram o sebo (óleo) do couro cabeludo e deixam os folículos mais fracos, outros podem estimular o crescimento do cabelo (o princípio ativo deles é o cetoconazol).
Terapia com laser de baixa potência
Essa terapia utiliza lasers para estimular o crescimento capilar, e pode ser eficaz para alguns tipos de queda de cabelo em homens e mulheres. Pesquisadores teorizam que o laser envia um sinal para as células para incitar a fase anágena (de crescimento) dos folículos pilosos.
Óleos essenciais
O óleo de alecrim, o de hortelã-pimenta e o de alfazema são promissores para tratar o recesso temporal. Óleos essenciais devem ser misturados com um óleo vegetal, como o de amêndoas, o de coco ou o de jojoba, antes de serem aplicados no couro cabeludo.
Massagem no couro cabeludo
De acordo com pesquisas, massagear o couro cabeludo regularmente pode ajudar a desenvolver cabelos mais grossos e saudáveis, e o aumento da circulação sanguínea nas entradas do couro cabeludo pode ser o motivo pelo qual isso funciona. Assim, recomenda-se massagear o couro cabeludo por pelo menos quatro minutos por dia.
Níveis mais baixos de DHT
Quando os níveis do hormônio di-hidrotestosterona (DHT) aumentam, o mesmo pode acontecer com a queda de cabelo, porém, pode-se diminuí-los incluindo na dieta alimentos ricos em lisina e zinco, como cajus, amêndoas e nozes.
Diminua o estresse e a ansiedade
O estresse tem sido associado a alguns tipos de perda de cabelo, e de acordo com pesquisas, ele pode ser diminuído com a prática regular de exercícios físicos e de técnicas de relaxamento e meditação.
O que contribui para o recesso temporal
- utilizar penteados apertados
- usar produtos químicos como água oxigenada para colorir cabelos
- ter uma dieta rica em gordura saturada, alimentos processados, conservantes e açúcares
- fumar cigarros
Qual médico procurar?
Se estiver perdendo cabelos de maneira excessiva, pode haver alguma enfermidade causando isso, por isso consulte um dermatologista. Dependendo da velocidade e da quantidade de cabelos que se perde, os tratamentos são diferentes para cada pessoa.