Como deixar o cabelo mais forte e grosso
Assim como o corpo, o cabelo também envelhece, e há uma redução natural do crescimento dele. O cabelo de um idoso não é tão grosso e comprido, porque o folículo capilar fica cada vez mais fraco para produzir fios.
O fio terminal, grosso e forte, se torna velo, uma espécie de penugem. Às vezes a pessoa observa alguns “cabelinhos” e acha que eles estão crescendo, mas na verdade estão morrendo e, como possuem pouca queratina e pouca melanina, ficam armados.
Além disso, existe o afinamento causado por hormônios. A alopecia androgenética é cada vez mais comum: o folículo capilar é atacado por hormônios, principalmente a di-hidrotestosterona (DHT), que provoca a miniaturização dos fios, e as agressões do meio ambiente (luz ultravioleta, poluição, ação de produtos químicos) fazem com que eles fiquem cada vez mais fracos e finos.
Às vezes a mulher não vê o cabelo cair, mas que ele tem cada vez menor volume. Isso porque o cabelo fica fino e fraco ao longo dos anos por conta da ação hormonal, o que leva 10, 15, as vezes 20 anos.
É necessário paciência ao tratar o problema, pois demora em torno de 1 ano e meio a 2 anos para começar a reverter o afinamento do cabelo.
Como combater a alopecia androgenética
Para combater a alopecia androgenética, primeiramente é necessário investigar se o nível de DHT está muito elevado. Por outro lado, existem pessoas que não têm esse nível elevado, mas os receptores de DHT delas são ávidos e mesmo uma pequena quantidade do hormônio que se liga no folículo capilar pode fazer com que ocorra a miniaturização dos fios. É aí que entram os bloqueadores de hormônios androgênicos.
Como bloqueadores hormonais pode-se citar a espironolactona, que era usada como anti-hipertensivo, mas que também bloqueia a ação de hormônios indesejados, podendo tratar a acne e a queda de cabelo. A Finasterida pode ser usada por homens e em alguns casos por mulheres.
A pessoa não deve se automedicar. Esses remédios têm indicações e efeitos colaterais, e só devem ser usados depois que os exames forem avaliados e com prescrição médica.