Pele do rosto sensível: o que fazer
A pele do corpo humano é normalmente sensível às mudanças de temperatura e ao clima, ora mais seco, ora preponderantemente úmido. No entanto, existem pessoas que apresentam uma epiderme ainda mais sensível, reagindo ao frio, calor ou produtos cosméticos, com vermelhidão, ardor ou coceira.
Sabonete neutro
Para pessoas que frequentem praias, o ideal é lavar o rosto com produtos específicos. O sabonete deve ser neutro, pois outro que seja extremamente adstringente acaba intensificando a irritação sofrida pela pele. Em outras palavras, é contraindicado o uso de sabonetes tipicamente usados para tomar banho. A preferência deve estar voltada para sabonetes dermatologicamente testados, hipoalergênicos e que não contenham parabenos e conservantes. O ideal é que a pele do rosto receba um sabonete especialmente desenvolvido para ela. Geralmente, os sabonetes infantis são hipoalergênicos. Produtos adstringentes até podem ser utilizados, desde que não contenham álcool, substância que acentua o grau de sensibilidade cutâneo.
Higienização diária
A higienização do rosto com um sabonete específico deve ser diária, mas é importante que ela não seja feita mais do que duas vezes por dia, caso contrário, o ardor e a vermelhidão podem aumentar.
Lenços umedecidos
Os lenços umedecidos voltados à limpeza da pele devem ser usados com cautela. Na verdade, para quem tem pele sensível esse tipo de produto pode piorar o estado da epiderme, uma vez que a maioria desses lenços contém álcool em suas composições.
Produtos para a pós-limpeza
Uma vez que a pele tenha sido limpa com um sabonete adequado, uma sugestão é aplicar água termal, que é enriquecida em minerais e ajuda muito a hidratar e acalmar a pele. Essa água pode ser substituída por um soro fisiológico gelado. A solução deve estar gelada para que seja feita a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, minimizando o aspecto de vermelhidão na pele.
A água termal é um spray, que deve ser borrifado delicadamente em todas as partes do rosto. Após a aplicação, o produto é absorvido pela pele e seca naturalmente em torno de 5 ou 10 minutos. O usuário pode, no máximo, retirar o excesso com uma toalha, tomando o cuidado para não esfregá-la sobre o rosto.
O soro fisiológico deve ser igualmente borrifado sobre a pele. Basta adquirir um pequeno borrifador para colocar o produto e deixar armazenado na geladeira antes de usar.
Hidratante e protetor solar
O hidratante deve ser utilizado antes do protetor solar. É aconselhável que a pele absorva bem o hidratante antes de receber o filtro solar para evitar a mistura indesejável das substâncias.
O protetor solar costuma causar ardor após a aplicação, principalmente em peles muito sensíveis. Os filtros solares mais indicados não devem possuir perfumes e conservantes, além de serem hipoalergênicos.
Rótulos dos produtos
Os rótulos dos produtos costumam conter informações sobre qual tipo de pele são indicados. Logo, quem tem pele sensível, oleosa ou seca deve buscar essa informação no rótulo do produto antes de adquiri-lo.
Quando buscar um dermatologista
É preciso esclarecer que as tonalidades excessivamente avermelhadas da pele não devem ser consideradas normais. Normalmente, quando a pele do rosto se torna extremamente sensível, ela começa a exibir uma camada mais rosada, sinal claro de que o indivíduo deve buscar o atendimento de um dermatologista.