Você vai ver nesse artigo:
Uso de lentes de contato
Certas pessoas têm, na vista, distúrbios, como miopia e astigmatismo, e precisam de lentes de contato.
Hoje, há vários modelos de óculos de grau, que não se querem utilizar em certas situações, como festas ou ocasiões em que esse recurso não cai bem.
No início, muitos, com dificuldade para pôr ou tirar as lentes de contato, ficam aflitos e acham que nunca vão aprender. Mas é como andar de carro ou bicicleta: depois de determinado tempo, entra no automático e pega-se o jeito.
Cuidados com as lentes de contato
Mantenha as lentes sempre limpas e troque o opti-free ou outra marca de solução empregada. Tenha as mãos asseadas no momento de pô-las e tirá-las, porque isso conserva a vida útil delas e ajuda a não provocar problemas nos olhos, não só momentâneos, como algum cisco que entre, mas em longo prazo também.
Colocando as lentes de contato
Cada um tem uma técnica diferente para aplicar as lentes. Pode-se, por exemplo, apenas puxar a pálpebra para facilitar-lhes a entrada. Uma dica para iniciantes é encaixar os dedos nos cílios superiores e inferiores e abrir bem os olhos tanto para colocar quanto para remover.
Uso de colírio
Use sempre o colírio indicado pelo oftalmologista. Uns são lubrificantes, outros têm a finalidade de clarear os olhos, etc.
A lente de contato faz os olhos ressecarem, o que pode incomodar, principalmente em ambientes com ar-condicionado ou depois de longo período com ela.
Há indivíduos mais sensíveis a lentes. Alguns não conseguem ficar muitas horas com elas, visto que lhes irrita os olhos; outros as colocam quando acordam e só extraem quando vão dormir. Também é comum não adaptar-se a elas.
Ao colocar, tanto as mãos quanto as lentes devem estar bem limpas, sem nenhum cisco, porque tudo causa incômodo.
Puxe um pouco o olho, arregale-o bem, encaixe a lente, sem receio de pôr o dedo no globo ocular, e, quando ela colar, solte devagar. Repita o procedimento no outro olho.
Com o tempo, o olho vai-se acostumando ao toque do dedo e não se sente mais medo.
Quando da aplicação, é natural o olho lacrimejar um pouco, afinal a lente é um objeto estranho, além de estar molhada de opti-free.
Devagar, não machuca.
Retirando as lentes
Para remover, o processo é igual. Puxe um pouco o olho, aproxime os dedos em forma de pinça levemente, sinta neles a lente e retire numa puxada. Faça o mesmo no outro olho.
Importante: sinta a lente no dedo, sem se desesperar.
Isso não se aprende do dia para a noite. Muitos demoram em torno de dois meses para conseguir, mas depois o fazem sem precisar de espelho.