Você vai ver nesse artigo:
Medidas para reduzir o colesterol
Gorduras trans
A primeira medida para combater o colesterol alto é evitar as gorduras trans, que são utilizadas em biscoitos, bolos, massas e pães para dar mais oleosidade e deixar a massa mais fofinha e cremosa. Estudos mostram que gordura trans aumenta o nível do LDL, o colesterol ruim.
Também deve-se tomar cuidado com a gordura hidrogenada utilizada por alguns fabricantes. Essas substâncias artificiais devem ser banidas da dieta.
Perder peso
Perder peso é uma maneira muito eficaz de reduzir os níveis de colesterol. Não é necessária uma perda de peso muito importante – 5% de perda de peso já é importante na redução dos níveis de colesterol ruim e elevação do colesterol bom.
Exercício físico
Exercício físico é uma medida bastante eficaz para melhorar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim. Caminhando durante 30 minutos, 3 vezes por semana, a pessoa já sai da faixa de sedentarismo, melhorando bastante os níveis de colesterol.
O ideal é praticar 30 minutos de exercício, 5 vezes por semana.
Consumo de fibras
Aumentar o consumo de fibras também é uma maneira eficaz de combater o colesterol, pois as fibras impedem que o colesterol seja absorvido da dieta. É importante não exagerar nas fibras, pois elas geralmente melhoram o trânsito intestinal para quem tem constipação, mas caso a ingestão seja muito exacerbada, podem ter o efeito oposto e causar constipação.
Consumo de peixe
Substituir o consumo de carnes vermelhas por peixes também ajuda no combate ao colesterol. No Brasil, as pessoas costumam comer muita carne vermelha, o que não é interessante para a saúde.
Substituir a carne vermelha por peixe de 2 a 5 vezes por semana ajuda a melhorar os níveis de colesterol e aumentar os níveis de ômega-3. O ômega-3 tem maior concentração em peixes de águas mais profundas e geladas, como sardinha e salmão.
Azeite de oliva
Para temperar a salada, pode-se utilizar o azeite de oliva. Alguns estudos mostram que o uso do azeite de oliva pode reduzir em 15% o efeito do LDL – o equivalente a uma medicação em uma dose baixa.
Castanhas
O consumo de castanhas também pode melhorar os níveis de colesterol.
Cigarro e estresse
O cigarro tem um papel importante nos desníveis de colesterol.
Para pessoas que vivem estressadas e têm uma rotina muito cansativa, até mesmo relaxar e dar risada pode melhorar os níveis de colesterol.