Comer muito doce provoca diabetes?
Comer muito doce não provoca diabetes, mas leva a pessoa a aumentar o peso. Assim, a insulina produzida pelo pâncreas vai ter uma certa dificuldade para funcionar – é a chamada resistência insulínica.
Quando a pessoa se alimenta, o alimento vai para o estômago e todo o carboidrato é digerido e metabolizado, sendo transformado em glicose. A glicose vai para o sangue e, do sangue, deve ir para dentro das células, pois é a glicose que fornece energia para o corpo funcionar. A glicose é necessária para todas atividades do dia-a-dia – apesar de uma quantidade menor, a glicose é necessária até mesmo para dormir.
Para a glicose na corrente sanguínea ir para as células, ela precisa de um hormônio chamado insulina, que é produzido pelas células beta do pâncreas. As pessoas que têm diabetes têm uma deficiência de produção de insulina pelo pâncreas – elas podem produzir uma quantidade insuficiente para levar toda a glicose para dentro das células, ou produzir uma insulina que não desempenha o papel dela corretamente.
Tipos de diabetes
Existem dois tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. A diabetes tipo 1 é aquela que acontece principalmente em crianças e adolescentes. São pessoas que são magras, não têm obesidade. A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune.
Quando a pessoa tem uma gripe, por exemplo, o sistema de defesa do corpo funciona para matar os vírus ou microrganismos que invadiram o corpo e provocaram a gripe.
Na diabetes tipo 1, o sistema de defesa do corpo trabalha de maneira irregular e destrói as células beta do pâncreas, que são as células responsáveis pela produção de insulina. Os pâncreas das crianças que têm diabetes tipo 1 não produzem mais insulina, por isso essas crianças devem usar injeções de insulina diariamente para que a glicose na corrente sanguínea, que vem do carboidrato na alimentação, seja utilizada como energia.
90% das pessoas que têm diabetes tipo 2 têm o peso elevado (obesidade ou sobrepeso ). As pessoas que têm diabetes tipo 2 têm resistência insulínica – ou seja, o pâncreas produz insulina , mas a insulina não consegue desempenhar o papel dela corretamente.
Isso ocorre principalmente porque a gordura abdominal dificulta que a insulina faça o papel dela corretamente, e, com isso, a glicose fica elevada na corrente sanguínea.