Colônia: características
A colônia (Alpinia zerumbet) é uma planta aromática e muito utilizada em paisagismo, mas que poucas pessoas utilizam como medicamento. Ela cresce até entre 2,5m e 3m de altura, com longas folhas verdes que chegam a quase 1m de comprimento.
Existe uma variedade da colônia que tem as folhas verde-amarelas, que tem as mesmas utilidades. A colônia também é conhecida popularmente como “pacová” ou “gengibre-concha”.
Chá de colônia
Para fazer o chá, deve-se utilizar 6 flores da colônia, no caso de adultos, ou 4 para crianças. Esmague as flores em um copo e jogue água quente por cima, obtendo um chá cor de rosa que pode ser tomado antes de dormir ou durante o dia.
As folhas da colônia também podem ser utilizadas para fazer o chá, ou mesmo secas e armazenadas para fazer o chá posteriormente. Porém, elas não têm o mesmo aroma.
Como as flores da colônia só dão uma vez por ano, para obter o mesmo efeito aromático durante o ano inteiro, pode-se cortar as raízes e utilizar o final do talo da planta, cortando-o em rodelas (como se fosse um aipo). Para fazer o chá, pode-se utilizar uma colher de sobremesa desse talo para cada xícara de água.
Benefícios da colônia
Controle da pressão arterial
É uma planta que ajuda a controlar os níveis da pressão arterial, principalmente para quem tem pressão alta. Não é recomendado que pessoas com pressão baixa tomem chá de colônia frequentemente, pois ele baixa a pressão arterial, mas ela pode ser usada em casos de nervosismo.
Ação ansiolítica
É uma planta diurética, calmante e ansiolítica.
Há relatos de muitas pessoas, desde crianças até idosos, em estados de estresse, angústia, às vésperas de prova, com problemas para dormir, hiperatividade, etc., que têm obtido bons resultados com o uso do chá dessa planta – dormindo bem, ficando mais tranquilas e encontrado solução para a ansiedade, o nervosismo e o estresse.
Ação antiulcerogênica
A colônia combate o surgimento das úlceras no estômago.
A colônia pode ser plantada no quintal, pois nasce muito facilmente – um pequeno pedaço da raiz dela pode se transformar em uma moita em pouco tempo.