Principais benefícios do colágeno
O colágeno é ótimo para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Como a absorção dele é melhor à noite, o ideal é consumi-lo depois do jantar. Igualmente importante é manter dieta adequada, porque, para ser bem assimilado, ele também precisa de alguns nutrientes, como as vitaminas A e C.
O colágeno também enrijece os tecidos da pele, colabora com o aumento da tonicidade muscular e é coadjuvante de regimes de emagrecimento.
Colágeno em cápsulas
Não há estudos que comprovem que, ao ingerir colágeno ou aplicá-lo diretamente na pele, ele vá compor novas fibras de colágeno e combater a flacidez, portanto não se pode afirmar que o consumo diário de cápsulas ou balas resultará em pele rica nessa proteína.
Reposição de colágeno pelo consumo de alimentos
Pode-se repor colágeno por meio de dieta equilibrada. Além das proteínas, é necessário nutrientes: as vitaminas de determinadas frutas, como a acerola e a laranja, e o zinco, encontrado em carnes e grãos integrais, como, por exemplo, aveia e gérmen de trigo. Igualmente essenciais são o cobre, obtido pela ingestão de nozes, castanhas e leguminosas, como feijão e lentilha; o manganês e o silício, presentes nos cereais integrais e nas leguminosas.
Dieta inadequada
O grande inimigo do colágeno é a dieta inadequada, rica em alimentos processados. O caldo liberado após o cozimento de uma galinha, por exemplo, é rico em colágeno, mas esse tipo de preparo não é mais comum.
Excesso de carboidratos simples provoca, na pele, um fenômeno chamado glicação, inflamação que degrada o colágeno. A ausência de vitamina C e de antioxidantes, que previnem essa deterioração, também é grave.
Exposição exagerada ao sol
No Brasil, é frequente expor-se exageradamente ao sol para adquirir tom bronzeado, mas isso, além de uma das principais causas do envelhecimento, é determinante para a degradação do colágeno, porque diminui a atividade das células responsáveis por produzir essa proteína. Em torno de 80% da radiação solar se absorve até os trinta anos.
Álcool e drogas
O organismo classifica o álcool como toxina e, ao tentar eliminá-lo rapidamente, acaba sofrendo intensa inflamação. Por isso, a pele de quem ingere muita bebida alcoólica tem aparência danificada.
O cigarro bloqueia os vasos sanguíneos e leva a pele a ficar opaca e envelhecida. Outro inimigo do colágeno é a poluição, típica das grandes cidades.
Carência de colágeno
Muitas pessoas pensam que o colágeno está vinculado somente à estética, uma vez que as rugas surgem também em razão da falta dele.
O colágeno, também conhecido como artéria secundária, leva os nutrientes do ambiente extracelular para o interior da célula. Assim, independentemente da localização da estrutura orgânica, a deficiência dele debilita e ocasiona, por exemplo, osteoporose, catarata, endurecimento das artérias (causa da hipertensão) e mau funcionamento das cordas vocais.