Prótese capilar: cola
É natural a cola da prótese passar para o cabelo, principalmente nas bordas e na frente, porque ela acaba soltando resíduos que provocam isso. Esse inconveniente ocorre principalmente com as lace, que são furadas.
Nessas circunstâncias, utilize óleo mineral, que, encontrado em farmácias, também é laxante. Aplique-o nos fios e massageie-os, que isso fará a cola se desprender aos poucos. Porém, se a prótese estiver ficando suja muito rapidamente, o ideal é trocar de cola.
Diferenças entre as colas brancas e transparentes
Há muitas diferenças entre as colas medicinais (brancas) e as transparentes.
Indicações da cola branca
Indicam-se as colas brancas para usar em próteses que não fazem transpirar: de micropele, PU ou silicone.
Indicações da cola transparente
As transparentes, acrílicas ou sintéticas, utilizam-se em próteses full lace, cuja tela é bastante fina.
Como aplicar cola branca
Passe a cola branca e, se quiser acelerar o processo, seque-a com secador. Automaticamente ela começa a ficar transparente e, quando totalmente assim, esse é o momento de fixá-la sobre a pele.
Há pessoas que aplicam a cola branca sobre a prótese e a pele. Não há problema com relação a isso, mas, como ela é preparada à base de látex e água, quem for alérgico a látex precisa ter cautela.
Não a use nas próteses full lace, que fazem transpirar, e a cola em contato com líquido provoca diluição imediata.
Como aplicar cola transparente
A cola transparente, mais potente, em geral traz, na descrição, waterproof (à prova d’água). Por ser muito espessa, ela tende a ultrapassar a tela e aglutinar-se sobre o cabelo, o que leva à perda de fios com mais rapidez. Dessa forma, não ponha esse tipo de cola sobre a tela da prótese.
Aplique-a diretamente na pele. Ela seca entre cinco e dez minutos, ou menos, se com secador, nesse caso, com ar sempre frio, ao contrário do que ocorre com a cola branca.
Somente depois de seca a cola, com muito cuidado e a ponta dos dedos ou um pente, fixe a prótese na cabeça.
Tipo de cola usada na prótese capilar
Em próteses capilares de micropele, a cola adere melhor, contudo, dependendo do momento, pode-se optar pela fita, cuja colagem e retirada são mais fáceis.
A cola medicinal, branca e própria para próteses capilares, não é agressiva, mas um pouco mais fraca para essa finalidade. Se você utiliza esse tipo, mas a aderência dele é insuficiente, tente um mais forte.
Nunca ponha fita na frente da prótese, porque, normalmente, é a primeira parte a soltar.