Você vai ver nesse artigo:
Cola cirúrgica na cirurgia plástica
A cola cirúrgica tem um grande apelo tecnológico.
Alguns cirurgiões veem esse recurso como algo que ajuda diretamente ao médico no momento da cirurgia, pois não é necessário fazer a etapa da sutura, em que o cirurgião faz os pontos da superfície da pele. Passando a cola, o procedimento se torna mais rápido. A cola também ajuda ao paciente indiretamente, por ter menos tempo de cirurgia, o que não chega a ter uma relevância tão grande (pois é pouco tempo).
A cola fica ali algumas horas ou alguns dias, mas a cicatrização se desenrola por meses.
Existe um trabalho recente publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que mostra não existir alteração estatística significativa de benefícios do uso da cola em relação ao uso dos pontos.
Pontos na cirurgia plástica
Para alguns cirurgiões, os pontos são excelentes, não perdem em nada para a cola, e muitas vezes são superiores. A cola não produz resultados estéticos melhores que os pontos, e não faz com que a cicatriz fique melhor.
Os pontos são feitos em várias camadas: na profundidade, logo abaixo da derme na pele e também na superfície, na parte que coapta, onde geralmente esses pontos ficam embutidos e, na grande maioria, não ficam visíveis. A sutura pode ser feita com fio absorvível, que o organismo absorve, ou não-absorvível, que é retirado pelo cirurgião.
Cicatrização após cirurgia plástica
O fator individual importa, cada paciente tem a sua cicatrização. Peles mais grossas, mais espessas, geralmente fazem uma cicatriz mais firme, e em contrapartida têm uma chance maior de hipertrofias e de queloides. As peles mais finas geralmente fazem uma cicatriz mais fina, mais suave, mas têm uma chance a alargar e ficar com aquela aparência de estria.
O que importa mais à cirurgia é a técnica utilizada, ou seja, a sutura por planos, e a característica individual de cada paciente.
Custo e indicação do uso da cola
Em relação a cola, existem produtos muito bons no mercado. A cola também infere em um custo a mais na cirurgia. Muitas vezes a paciente tem que estar preparada para isso quando coloca a dúvida se poderá ser utilizada a cola. A indicação é sempre médica, a cola faz parte do âmbito da eleição médica, e a paciente atua no sentido de ter dúvidas sobre essa questão. O médico orienta e indica ou não o uso desse produto.