Você vai ver nesse artigo:
Características do coentro
O coentro (Coriandrum sativum) é uma planta muito utilizada na culinária. É parecido com a salsinha, mas seu aroma e o formato das folhas são diferentes. Em alguns casos, utilizam-se as folhas e o talo do coentro, em outros a semente.
No supermercado, na área de temperos, é possível encontrar sementes de coentro, que podem ser utilizadas medicinalmente.
Ele é originário da Europa e da Ásia. É uma planta rasteira, como a salsinha, e está presente em muitas hortas, quintais e vasos.
Popularmente, ele é utilizado como calmante, sedativo, para melhorar a digestão, para tratar problemas de gases intestinais, dores de cabeça e para facilitar o sono. É mais utilizado na Europa do que no Brasil, e também é chamado de coentro português (pois foi trazido ao Brasil pelos portugueses e é comum em Portugal).
Toxidade e cuidados no uso do coentro
O coentro não é tóxico, e não tem efeito abortivo. Todavia, até a 3° semana de gestação, ele pode impedir que o feto fixe-se na parede uterina. Quando o espermatozoide encontra-se com o óvulo, este desce das trompas para a parede do útero e fixa-se no endométrio. O coentro age praticamente como um anticoncepcional. Tomar os extratos das sementes do coentro frequentemente reduz as chances de engravidar pois, caso haja fecundação do óvulo, ele não irá se fixar e será expelido pelo organismo.
Gestantes devem procurar orientação médica para o uso de qualquer planta medicinal.
Benefícios do coentro
Ação anti-inflamatória
Tomar chá do coentro, seja das folhas ou das sementes, exerce ação anti-inflamatória, indicada para inflamações internas, como da garganta, do ouvido, para problemas estomacais, etc. Ele também tem ação tópica, então é possível macerar as folhas dele e fazer cataplasmas em áreas que a pessoa está com dores reumáticas, dores musculares, etc. Isso é demonstrado pelas pesquisas.
Ação antioxidante
As folhas, os talos e as sementes do coentro exercem ação antioxidante. Antioxidantes combatem os radicais livres do organismo e, com isso, melhoram processos de cicatrização, processos inflamatórios e doenças crônicas (como dores da artrite reumatoide ou doenças autoimunes), além de retardarem o envelhecimento e melhorarem a qualidade da pele e de todas as funções do organismo.
Ação ansiolítica
Essa ação foi testada em vários modelos de ansiedade, e as sementes do coentro tiveram melhoraram o estado de ansiedade das cobaias em laboratório. É possível utilizar as sementes de coentro como ansiolítico.
Chá de sementes de coentro
Para fazer o chá, triture uma colher de sobremesa de sementes de coentro para uma xícara de água. Deixe ferver por 2 minutos, em repouso 5 minutos, coe e tome.
Efeito diurético
Essa preparação exerce ação diurética parecida com a da furosemida, e é uma alternativa natural, sem efeitos colaterais, e barata.
Controle da pressão arterial
Por conta da ação diurética, o coentro é anti-hipertensivo – ou seja, ajuda no controle da pressão arterial. Com uma maior produção de urina, ele elimina também os sais e eletrólitos da corrente sanguínea, que elevam a pressão arterial.
Controle do colesterol
A preparação feita com sementes de coentro ou a tintura das sementes dele (esta com maior eficiência) reduz as taxas do LDL, o colesterol “ruim”. Ao mesmo tempo, aumenta as taxas de LDL, colesterol benéfico para o organismo.
Tomar chá das sementes de coentro é excelente para tratar dislipidemia (descontrole dos níveis de colesterol no organismo).
Controle da diabetes
O coentro exerce várias ações no controle da diabetes. Tomar os extratos ou chás das sementes de coentro estimula o pâncreas a produzir insulina. Uma pesquisa demonstrou que também existem princípios ativos no coentro que têm mecanismos parecidos com os da insulina, facilitando a retirada do açúcar da corrente sanguínea.
Isso foi testado fazendo o exame de glicemia em cobaias que não produzem insulina, nas quais a glicemia se controlou porque o coentro agiu de maneira similar à insulina.
Em outro estudo, tanto as folhas como os talos do coentro também demonstraram excelente atividade antidiabética.
Ação anticonvulsivante
Além da atividade ansiolítica, o coentro exerce atividade anticonvulsivante, e é indicado para pessoas que têm, por exemplo, epilepsia. O coentro não cura a epilepsia, mas espaça e ameniza as crises convulsivas.
Ação sedativa
O coentro exerce efeito sedativo e prolongador do sono. Para quem sofre de insônia, tem bruxismo ou dificuldades para dormir, tomar chá de coentro antes de dormir pode ser eficiente.
As sementes de coentro exercem protegem a parede estomacal contra inflamações, reduzindo a gastrite e evitando a formação de úlceras.
Atividade vermífuga
O coentro apresenta atividade vermífuga no sistema digestivo. Tomar o extrato das sementes dele, comer as sementes ou mesmo fazer o pó das sementes para utilizar na alimentação ou no suco detox reduz a população de vermes intestinais.
Proteção do fígado
O coentro anula a ação de substancias que prejudicam o fígado, protegendo-o. Paracetamol ou remédios para a tuberculose podem causar no fígado lesões, inflamações, sangramento e necrose. O chá de coentro é uma das opções entre as plantas medicinais para proteger o fígado desses efeitos deletérios.