Cirurgia refrativa para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo
A cirurgia refrativa é o procedimento ideal para quem gostaria de se livrar dos óculos e das lentes de contato. Ela pode ser realizada em casos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo; ou quando há combinação do erro refrativo. É uma cirurgia segura e rápida, mas nem todos que gostariam podem realizá-la. É preciso que se faça uma série de exames pré-operatórios para avaliar se o paciente é elegível ao procedimento.
Faixa etária
É indicada para pessoas com mais de 21 anos ou em torno disto, já que é importante que o grau da pessoa esteja estável.
Grau em evolução
O médico não deve operar um paciente que esteja com grau em evolução; algumas pessoas só podem realizar a cirurgia uma vez na vida, e se operada antes da consolidação do grau, não haverá benefício nenhum, posto que ele continuará a aumentar depois.
Internação
Não há necessidade de internação – o paciente recebe alta logo após o procedimento –, não provoca dor e utiliza-se anestésico para operar.
Técnicas cirúrgicas
Os procedimentos mudaram muito; há cerca de 20 ou 30 anos realizava-se a cirurgia de bisturi, hoje o laser domina e existem basicamente três técnicas: PRK, LASIK e iLASIK. Em todas elas o paciente desfrutará de uma ótima qualidade de visão quando a cirurgia for bem indicada.