Motivos para o aumento da procura de cirurgias plásticas no inverno
A procura dos pacientes pela cirurgia plástica aumenta praticamente 50% nos meses de inverno.
O período de inverno favorece o procedimento cirúrgico por diversos motivos. O motivo principal é porque a própria temperatura mais amena é mais confortável para o uso de cintas e malhas compressivas, o que às vezes se torna mais complicado durante os meses de verão.
Outro item relacionado ao uso de cintas está no fato de que a pessoa acaba usando roupas mais largas, mais cobertas e confortáveis, o que acaba disfarçando o uso de cintas. Muitas vezes as pacientes acabam reclamando, por exemplo, de que a alça do sutiã está aparecendo. No inverno, uma cinta no estilo body com um shortinho que pega mais a coxa já ficará mais disfarçada, pois a paciente estará usando mais calças e não estará calor para que se usem vestidos.
Outro fator é que a temperatura mais fria facilita bastante o pós-operatório. O calor acaba estimulando muito edema, as pessoas incham mais. No frio, a pessoa incha menos, então o pós-operatório é mais tranquilo.
Outro fator que favorece o pós-operatório é o fato do sol ser mais ameno. Nos meses de inverno o sol pode até aparecer, mas acaba aparecendo de maneira mais suave, o que acaba sendo muito importante para as cicatrizes que não podem ser expostas a altas temperaturas e a raios solares mais intensos. Ainda nos meses frios, a recomendação dos cirurgiões é o uso de protetor solar nas cicatrizes, pois mesmo com o sol fraco a cicatriz ainda pode hiperpigmentar. Protegida, essa cicatriz tem maior chance de evoluir de forma favorável.
Além disso, ao operar no inverno, as pessoas acabam se preparando para o verão. Às vezes esse é um fator primordial para muitas pessoas que querem aproveitar o seu verão mais satisfeitas com o seu corpo e sua aparência.