Transformações gestacionais no corpo da mulher
Após ter um filho, existe um momento correto para avaliação e procedimento de uma cirurgia plástica.
Logo após o parto, muitas mulheres ficam, ansiosas pelas alterações que a gestação causa no próprio corpo (nas mamas e abdome), acabam querendo fazer a cirurgia plástica logo.
A gestação gera uma série de transformações no organismo da mulher, principalmente no corpo. As mamas sofrem muita influência hormonal durante o período da gestação e também após esse período, durante o período da amamentação.
Avaliação para cirurgia nas mamas
É importante que após o término da amamentação a mulher aguarde pelo menos um período de 4 a 6 meses para ser avaliada por um cirurgião plástico, porque não adianta fazer uma avaliação durante o período da amamentação, no qual a mama está cheia de leite e com hipertrofia das glândulas, pois esse não é o tamanho certo das mamas da paciente e elas ainda vão se alterar quando ela parar de amamentar.
A avaliação do cirurgião no momento da amamentação não vai ser igual a alguns meses depois, quando já vai ter cessado o estímulo da sucção e os hormônios já estarão estimulando menos as mamas.
A mulher deve amamentar o seu filho durante o período que se sentir confortável para isso e aguardar um período de aproximadamente 4 a 6 para ter a primeira avaliação do cirurgião plástico.
Avaliação para cirurgia no abdome
O abdome também é uma cirurgia que gera bastante ansiedade nas mulheres, visto que cresce durante a gestação. Algumas mulheres ficam preocupados com a flacidez e com as gorduras localizadas, e algumas vezes com a própria diástase, que é a separação dos músculos que pode acontecer devido ao período gestacional.
Recomenda-se que, após ter o seu filho, seja por parto normal ou por cesariana, a mulher aguarde um período também de 4 a 6 meses para ser avaliada por um cirurgião plástico. Isso porque o útero também está em tamanho aumentado, e essa involução pode demorar um pouco. O útero pode alcançar seu tamanho normal em um período de 1 a 2 meses, sendo necessário aguardar esse período em que o corpo deixa de receber as alterações hormonais que recebeu durante todo o período gestacional para então o cirurgião avaliar como ficará a flacidez, a gordura localizada e a separação da musculatura.
Cirurgia após a gestação
No período de 6 meses a 1 ano após o parto, a mulher poderá se submeter a cirurgia, seja ela para correção das mamas ou para correção do abdome.