Você vai ver nesse artigo:
Segurança na cirurgia plástica
A pessoa que está em busca de realizar o seu sonho da cirurgia plástica deve ter como oco a sua segurança. Ninguém quer realizar um sonho para ter uma complicação ou um mal resultado. Antes de procurar uma cirurgia deve-se, primeiramente, procurar os itens de segurança para a cirurgia.
Consulta com um cirurgião
O primeiro item de segurança é uma consulta. Não existe avaliação pelo Watsapp, Facebook, Instagram, SnapChat ou qualquer outra rede social. A consulta deve ser feita no consultório médico, sendo necessária uma conversa com o médico, um exame físico detalhado dentro do consultório e a avaliação de exames desse paciente para, então, indicar uma cirurgia. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe avaliações fora do consultório, muito frequentes em outros países vizinhos e que muitas pacientes têm procurado.
Estrutura do local da cirurgia
A segunda dica é se preparar para a cirurgia, que deve ser feita em um local com estrutura e equipamentos para o garantir o tratamento adequado caso aconteça alguma complicação (o que é possível acontecer). Daí a importância de fazer a cirurgia, principalmente as de grande porte, em hospitais com UTI. Cirurgias de médio e pequeno porte podem ser feitas em clínicas, desde que liberadas pelos órgãos fiscalizadores responsáveis – se a clínica tiver toda a estrutura adequada, não há problema.
Equipe cirúrgica
Outro critério fundamental é a escolha da equipe cirúrgica. A pessoa deve procurar se informar sobre o seu cirurgião plástico, a qualificação desse cirurgião plástico, se ele opera em sozinho ou em conjunto com enfermeiro ou outro colega cirurgião plástico, se ele tem uma equipe. Através de uma equipe, o tratamento é menor e mais rápido, diminuindo as complicações no intra e pós-operatório.
Exames pré-operatórios
É fundamental uma rotina de exames pré-operatórios: exames de sangue completos, eletrocardiograma, às vezes raio-X de tórax, avaliação de um cardiologista e avaliação pré-anestésica. O anestesista deve avaliar o paciente antes da cirurgia, e não no centro cirúrgico. Isso é importante para ter um preparo para a anestesia desse paciente e evitar algumas complicações.
Pós-operatório da cirurgia plástica
Além disso, o pós-operatório também é fundamental no sucesso de uma cirurgia. Em alguns lugares não são feitos pós-operatórios, principalmente nos países vizinhos: os pacientes fazem a cirurgia, são liberados 24 horas depois e não têm nenhum acompanhamento.
No caso de alguns cirurgiões, o acompanhamento operatório da equipe é realizado, no primeiro mês, duas vezes por semana ou semanalmente, dependendo de cada caso. No segundo mês, de quinze em quinze dias ou semanalmente, dependendo de cada paciente. No terceiro mês, duas vezes, depois no sexto mês e então com 1 ano da cirurgia. Isso porque o tempo da cicatrização é fundamental e acontece com 1 ano, daí a necessidade de acompanhar esse paciente, evitando algumas complicações.
Para ter uma cirurgia bem feita e adequada, a pessoa deve procurar todos esses detalhes.