Medicações no pós-operatório da cirurgia ortognática
Após a saída do hospital, são prescritos aos pacientes analgésicos de ação periférica, comumente encontrados nas farmácias, e analgésicos de ação central, que são os analgésicos derivados da morfina, onde há necessidade de uma receita retida na farmácia.
São prescritos anti-inflamatórios hormonais, a base de cortisona, e anti-inflamatórios não hormonais. Também são prescritos antibióticos por um período profilático, um período pós-operatório de cerca de 10 dias.
É necessário que os pacientes da cirurgia ortognática utilizem suplementos vitamínicos, como vitamina C e os suplementos poli vitamínicos e poli minerais, que ajudam muito na cicatrização. Existem também os bochechos. Bochechos com água morna e sal por um período de 10 dias auxiliam muito na cicatrização, na reparação das feridas e na diminuição do edema.
Bochechos a base de clorexidina, substância empregada em sabões e enxaguatórios bucais, diminuem a formação da placa bacteriana ou do biofilme, que podem ser danosos à ferida cirúrgica e podem comprometer o pós-operatório.