Você vai ver nesse artigo:
O que é bichectomia
A bichectomia, cirurgia plástica que reduz as bochechas e provoca afinamento da face, existe desde a década de 1980 nos Estados Unidos e na Europa, mas começou a ser mais divulgada no Brasil a partir de 2014, quando as celebridades começaram a submeter-se a ela.
Função da bola de Bichat
As bolas de Bichat, estruturas gordurosas que dão contorno à bochecha, advêm de predisposição genética. Na criança, têm a função de proteger o sistema neurovascular. Assim, quando ela vai sugar, durante a amamentação, as bochechas não se colam uma à outra e, quando está aprendendo a andar e cai, também a resguardam.
Indicações da bichectomia
Na fase adulta, mesmo que o indivíduo emagreça, as bochechas dele não diminuem, daí a indicação estética da cirurgia: reduzir o volume delas em quem se incomoda com isso.
Há principalmente indicação funcional para quem costuma morder a bochecha, o que pode ser pré-cancerígeno, segundo a a literatura médica.
Dificuldade de eliminar a gordura da bola de Bichat
A gordura da bola de Bichat é a última a se queimar pela atividade celular durante o emagrecimento. Então, muitos indivíduos emagrecem, mas mantêm o aspecto do rosto mais cheio.
A expressão bola de Bichat é homenagem ao anatomista francês Marie François Bichat, que descobriu essa estrutura anatômica.
Tempo de cirurgia e o pós-operatório
A cirurgia é rápida, dura em média quarenta minutos. O pós-operatório é semelhante ao de uma extração dentária: três dias de repouso e alimentação líquido-pastosa. Em geral, retoma-se a atividade física em sete dias.
Faz-se pequena incisão intraoral, o que não deixa cicatriz evidente no rosto, por isso tanto o dentista quanto o cirurgião plástico podem realizá-la.
Como as suturas são reabsorvíveis, comumente é desnecessário remover os pontos.
Idade ideal para realizar a bichectomia
Em geral, aplica-se bichectomia em quem tem mais de dezoito anos de idade em razão de a pessoa ser maior, ou seja, já tomar decisões da melhor forma.
Anestesia usada na bichectomia
A anestesia é local, assim como ocorre em tratamento dentário.