Chocolate causa espinhas?
Depende. O que se sabe sobre a acne, é que os alimentos ricos em leite e seus derivados, além dos que têm alto índice glicêmico, causam acne. A maioria dos chocolates é feita de leite misturado com açúcar, e nesses casos pode piorar a acne.
A boa notícia é que o mercado está cheio de opções de chocolate sem lactose, ou aqueles com muito cacau, cujos níveis ideais são acima de 70%, e ainda há uma última opção, que são os de alfarroba.
Cicatrizes de acne
Há pessoas que tiveram um histórico de bastante acne quando mais jovens, com lesões bem inflamadas e doloridas, e que depois que resolveram acabaram ficando com manchas, cicatrizes deprimidas ou nodulares.
Tratamento da acne
O tratamento da acne deve ser o mais precoce possível para evitar as sequelas, que são as marcas e cicatrizes. Esse tratamento pode ser de diversas formas, desde tratamentos tópicos, em que pode-se incluir agentes como peróxido de benzoíla, ácido retinóico (e derivados como adapaleno) e ácido salicílico, até tratamentos via oral.
Nos tratamentos via oral, pode-se utilizar antibióticos que irão diminuir as bactérias, entre elas o Propionibacterium acnes, e diminuir a inflamação.
A isotretinoína é utilizada nas formas graves, porque irá agir diretamente na glândula sebácea, diminuindo o seu tamanho e a sua produção de sebo. Esse efeito é duradouro, por isso o tratamento da isotretinoína alcança um resultado tão interessante.
No tratamento, também é possível fazer o peeling para retirar manchas e cicatrizes, o laser, a luz pulsada que também age aí, e também a limpeza de pele (que só deve ser feita para retirar cravos, para que a pessoa não fique com marcas).