Você vai ver nesse artigo:
Tomar cerveja engorda?
Não existe alimento proibido, mas sim a quantidade que dele se ingere, por exemplo, ainda que a maçã não seja deveras calórica, comer mil maças num curto espaço de tempo gera um balanço energético positivo, fazendo com que a pessoa engorde.

A regra geral é: não tome mais do que dois a três copos de cerveja em um único dia. Entretanto, a maioria das pessoas não respeita isso, daí muitos nutricionistas recomendarem cortar a cerveja, justamente por conta da quantidade que dela se consome.
O álcool é altamente energético, 1g dele tem 7 calorias. Se tomar toda a cerveja de uma long neck, a pessoa terá que correr aproximadamente 9km para queimar as calorias ingeridas. Não adianta se preocupar em gastar o que se consome, se almeja emagrecer, o ideal é consumir alimentos mais adequados para esse objetivo.
A cerveja é muito associada à momentos positivos da vida, pois em grande parte das vezes é consumida – em doses maiores do que a recomendada – quando se está entre amigos ou com a família.
Cerveja: vilã do ganho de peso?
Desde que nasce a pessoa é induzida a consumir cerveja, porém, fica proibida de o fazê-lo nos primeiros dezoito anos de vida. Assim, logo que tem carta branca para consumi-la, muitos o fazem sem moderação. O problema surge à longo prazo, já que, com dez, vinte, vinte cinco anos de ingestão de álcool, a pessoa irá ganhar 20, 30kg. Dessa forma, não se pode afirmar que a cerveja é uma vilã, mas sim o consumo desregrado dela, se isso for controlado, será menor a probabilidade da pessoa ter problemas com aumento de peso.
A indústria de fast food e de bebidas alcoólicas tenta criar meios para que seus produtos sejam consumidos de maneira excessiva, já que essas empresas visam primordialmente o lucro. Por isso, por exemplo, induzem o consumidor a comprar bebidas alcoólicas que sejam light, ou para atletas – isso não existe, já que atleta não deve ingerir álcool.
Outro problema é que na maioria das vezes em que a pessoa toma cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica, ao mesmo tempo consome excessivamente alimentos gordurosos e saborosos. Se quer emagrecer evite isso.
Cerveja emagrece?
Em se tratando de cerveja existem as artesanais ou os verdadeiros sucos de milho vendidos por aí, estes que os fabricantes pregam para que sejam tomados estupidamente gelados, pois se quentes muitos não suportarão o gosto, ao contrário das artesanais, que podem ser tomadas em temperatura ambiente ou apenas pouco geladas – inclusive, é desaconselhável tomá-las geladas, pois isso dificulta sentir o sabor delas.
O experimento do Dr. Foley
Dr. Peter Foley conduziu um experimento em que tomou vários tipos de cerveja enquanto media a glicose e os corpos cetônicos no sangue. Nível de glicose baixo no sangue abre portas para a queima de gordura, utilizada pelo corpo na forma de corpos cetônicos – daí a famosa dieta cetogênica, que foca em elevar os níveis de corpos cetônicos sanguíneos, e é extremamente benéfica ao organismo.
Nível alto de corpos cetônicos no sangue significa que está se queimando bastante gordura como combustível, e nível baixo que não se está queimando gordura como energia, e sim glicose.
No experimento, Foley ficou quatro horas de jejum e tomou quatro latas de 440ml de cada marca de cerveja em intervalos de 30 minutos, medindo entre esses intervalos os níveis de glicose e corpos cetogênicos sanguíneos.
Já no experimento controle, Peter tomou água, e a glicose sanguínea praticamente não foi alterada, já os corpos cetônicos aumentaram bastante à medida que o jejum perdurou. Quanto mais tempo em jejum se fica, mais o corpo acessa os estoques de gordura para queimá-los como energia, daí a elevação de corpos cetônicos no sangue, que é sinal de que o corpo está queimando gordura.
Bud Light
A primeira cerveja testada foi a Bud Light, bastante leve, com somente 1,5g de carboidratos a cada 100ml. Ele tomou quatro latas dessa cerveja, uma a cada 30 minutos. Como resultado, a glicose começou a subir – leva um tempo para o corpo metabolizá-la – e os corpos cetônicos foram levados à cerca de zero no sangue.
Quando a glicose sanguínea sobe, o oposto ocorre com os corpos cetônicos, dessa forma, se o corpo está queimando açúcar, ele interrompe a queima de gordura, ou seja, o corpo para de queimar gordura para se livrar da glicose. A glicose tem prioridade no sangue, pois o corpo não consegue estocá-lo em demasia, além do que ela é tóxica e inflamatória.
Budweiser
A segunda cerveja testada foi a tradicional Budweiser, que tem 3,5g de carboidrato em cada 100ml – quantia equivalente à da Skol e de outras marcas semelhantes. Depois de tomá-la, a glicose começou a aumentar gradativamente e foi baixando depois da interrupção do consumo da cerveja. Os corpos cetônicos se mantiveram todo o tempo em zero, já que leva um bom tempo para o corpo metabolizar a glicose e voltar a queimar gordura. Se ele tivesse tomado somente água, os corpos cetônicos aumentariam com o tempo, mas nesse caso foram inibidos pelo consumo de carboidrato na forma de cerveja.
Cerveja sem álcool
A terceira cerveja testada foi uma sem álcool, entretanto, com 6,4g de carboidrato a cada 100ml. Ao começar a tomá-la, o açúcar no sangue atingiu níveis maiores do que os com as outras cervejas, afinal, essa possuía bem mais carboidrato apesar de não ter álcool. Em contraponto, a queima de gordura despencou, foi a zero para o corpo poder metabolizar o açúcar ingerido.
Conclusão
Todas as cervejas testadas aumentaram o nível de glicose e bloquearam completamente a produção de corpos cetônicos no sangue. Portanto, para quem quer emagrecer, tomar cerveja não é uma boa ideia. Toda vez que se ingere álcool ou carboidrato, eles tem prioridade metabólica no corpo – passam à frente da gordura na fila –, e precisam ser queimados antes do corpo voltar a queimar gordura.
Quando posso tomar cerveja?
Uma vez que a pessoa já atingiu a boa forma que pretende, pode consumir cerveja esporadicamente, por exemplo, em uma ou duas refeições durante os dias úteis e adicionalmente nos finais de semana.
Referências
https://www.dietdoctor.com/the-low-carb-beer-experiment-can-you-drink-beer-and-stay-in-ketosis
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0939475316300047