Características da cereja-do-Rio-Grande
A cereja-do-Rio-Grande é uma fruta saborosa e de tamanho significativo. É uma frutífera nativa, que ocorre em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, embora já seja cultivada em pomares domésticos pelo Brasil inteiro e inclusive fora do Brasil.
Tanto em aspecto, quanto em sabor, ela lembra uma cereja. Quando está madura, ela fica bem doce; porém, quando verde, ela é um pouco ácida.
É uma planta muito recomendada para cultivo em vasos, e, se for enxertada, ela começa a produzir rapidamente. Ela também se desenvolve em pequenos espaços no chão.
É uma planta de crescimento lento, que cresce na mesma velocidade da jabuticaba, por exemplo. Não é muito exigente em adubação e irrigação e dá frutos rapidamente.
Dicas de cultivo da cereja-do-Rio-Grande
A cereja-do-Rio-Grande é uma fruta muito saborosa nativa do Brasil. Sendo clonada por enxertia ou alporquia, a planta tende a produzir bem mais rápido. Normalmente, com 1 ano, ela produzirá algumas frutas ou pelo menos flores.
A cereja-do-Rio-Grande não é uma planta que demora muito tempo a produzir. Por isso, normalmente ela é plantada de semente, e não por enxertia ou alporquia.
Em vaso, é mais interessante que a planta seja clonada, de enxertia ou alporquia, pois ela acaba demorando um pouco mais a produzir do que no chão. De sementes, ela pode demorar cerca de 8 anos – a partir da germinação da semente – para produzir. É possível comprar uma planta que já esteja há muito tempo no saquinho e já está bem mais velha, o que acelera um pouco o processo.
Produção de frutos da cereja-do-Rio-Grande
A grande maioria das cerejas-do-Rio-Grande são hermafroditas, e produzem com apenas uma planta. Porém, existem algumas plantas são machos ou fêmeas, dão muitas flores, mas não produzem frutos.
Na maioria dos casos, uma planta sozinha produz frutos, mas é interessante plantar duas para se certificar de que pelo menos uma delas irá produzir.
Plantio por alporquia
A alporquia é um método que consiste no enraizamento de um galho. É possível plantar a cereja-do-Rio-Grande por alporquia. Ela não é uma planta que enraíza facilmente, mas se a pessoa tiver habilidade, é possível fazer enxertia em cereja-do-Rio-Grande e, dessa forma, acelerar bastante a idade produtiva dela.