Você vai ver nesse artigo:
Carrapicho: características
O carrapicho-beiço-de-boi é uma planta muito comum, que cresce muito e é considerada uma praga (que as pessoas tentam eliminar dos seus jardins). Em alguns lugares, ele é chamado de “amor seco”, “pega-pega” ou “gruda-gruda”.
Ele dá pequenos carrapichos que prendem nas roupas (como meias, calças e sapatos) e são difíceis de remover. As flores dele são cor-de-rosa e se parecem com as do feijão.
Ele pode crescer de forma rasteira, no meio do gramado, ou, em épocas reprodutivas (quando começa a lançar as flores e os frutos), começar a formar pequenas árvores mais altas.
O nome científico dele é Desmodium adscendens, e não deve ser confundido com outros tipos de carrapicho.
O carrapicho-beiço-de-boi é muito utilizado na região Amazônia, em muitas regiões do interior do Brasil e no Peru.
Benefícios do carrapicho
Sistema reprodutor feminino
Mulheres que têm problemas de infecção vaginal podem, dependendo do tipo de problema, fazer banhos de assento ou compressas com o carrapicho-beiço-de-boi sobre a região vaginal.
Mulheres que têm problema de leucorreia (corrimento vaginal), até mesmo crianças, podem fazer banhos de assento com a planta toda para eliminar os seus efeitos.
O chá de carrapicho-beiço-de-boi é muito utilizado para inflamações do sistema reprodutor feminino como um todo, mais especificamente dos ovários.
Tratamento de DSTs
Doenças sexualmente transumísseis como a blenorragia (gonorreia), principalmente nas mulheres, podem ser tratadas através de banhos de assento ou compressas com o uso dessa planta.
Controle das diarreias e purificação das vias urinárias
O carrapicho-beiço-de-boi é utilizado, na forma de chá, para parar ou reduzir os efeitos das diarreias e como purificador das vias urinárias (em casos de cistite e problemas da bexiga ou dos rins).
Tratamento de intoxicações
Pessoas que têm intoxicação alimentar, intoxicação por bactéria ou até mesmo por medicamentos podem utilizar essa planta como depurativa do sangue e como desintoxicante, uma qualidade muito relatada dela.
Tratamento de bronquite asmática
Em Gana, um país da África, foi relatado o uso dessa planta contra asma e bronquite asmática. A planta é seca em triturada, formando um pó, e administrada para os asmáticos na dose de duas colheres por dia. Os relatos demonstram que há uma eficiência muito grande no uso continuado dessa planta nesses casos.
Não são duas colheradas dessa planta que vão curar a asma. Na fitoterapia, é necessário fazer uso contínuo, durante um longo período, para sentir os efeitos da planta no corpo.
Em xaropes, tinturas ou preparados para asma e bronquite, é possível incluir o carrapicho-beiço-de-boi. Ainda não existem pesquisas científicas aprofundadas sobre essa ação da planta.