Você vai ver nesse artigo:
Carqueja: características
A carqueja, uma planta magra, esgalhada e que forma 3 barbatanas em volta de todo o seu caule. Por conta dessa característica, seu nome científico é Baccharis trimera.
É uma planta muito conhecida, utilizada no interior para aromatizar cachaça ou fazer cachaças especiais.
Benefícios da carqueja
Proteção do fígado e da vesícula
Existem pesquisas que demonstram que a carqueja tem a capacidade de proteger o fígado e a vesícula, por exemplo nos casos de pessoas que tomam remédios que agridem o fígado ou de doenças como hepatite e cirrose.
Ela promove a desobstrução do fígado e da vesícula, por exemplo nos casos de pessoas que têm obstrução do fígado ou a vesícula preguiçosa.
Essa é talvez a capacidade mais importante da carqueja.
Fortalecimento da digestão e redução do suco gástrico
A carqueja trabalha sobre o sistema digestivo e fortalece a digestão, e pode auxiliar nos casos de pessoas que têm a digestão difícil e passam muito tempo digerindo os alimentos (causando peso no estômago).
Além disso, ela reduz a produção do suco gástrico no estômago, e é um remédio muito eficiente para pessoas que têm um excesso dessa produção e que ficam com refluxo, azia e gastrite.
Ação analgésica
A carqueja alivia dores de estômago pois tem uma capacidade analgésica do sistema digestório.
Ação anti-inflamatória
Existem testes que demonstram a capacidade anti-inflamatória da carqueja, principalmente para inflamações do fígado, da vesícula, do intestino e do sistema digestivo.
Controle da diabetes e da hiperglicemia
A carqueja tem, comprovadamente, a capacidade de reduzir a quantidade de açúcar presente no sangue, auxiliando, de maneira coadjuvante, no tratamento da diabetes e no controle da glicemia.