Você vai ver nesse artigo:
Combinação cariogênica
Balas, sorvetes, doces e manha para escovar os dentes são combinação perfeita para surgimento de cáries, que, muito comuns em crianças, podem-se comparar, para melhor compreensão das mães, à catapora, que afeta o corpo infantil com pequenas erupções na pele. Da mesma forma, a cárie é uma doença e, para se manifestar, precisa de fatores associados a ela, cujo principal sinal é o buraquinho no dente, a chamada lesão de cárie.
Fatores da cárie
Alguns motivos levam à cárie e o primeiro deles é presença do dente, sem o qual ela não ocorre.
O segundo são bactérias da boca que incidem em cárie. Normais, porque fazem parte da flora bucal, é possível conviver bem com elas, desde que se tomem alguns cuidados para a enfermidade não se desenvolver.
Durante as refeições, os alimentos aderem aos dentes e os microrganismos degradam esses resíduos e produzem toxinas que dão origem às cavidades nele. O trabalho da mãe é remover a placa e oferecer comida saudável aos filhos.
Alimentos cariogênicos
Qualquer alimento com açúcar, como balas e doces, especialmente os que grudam com facilidade nos dentes, é cariogênico. Os micróbios fermentam-no com mais facilidade e promovem buracos com maior rapidez.
Alimento menos cariogênico é o macarrão, cujo carboidrato na digestão se transforma em açúcar, mas não contém açúcar refinado na composição.
Os dentistas não são contra o açúcar, porém a favor do consumo racional dele. Assim, os pais devem limitar-lhe a ingestão e evitar a frequência disso aos filhos que, ademais, se estão comendo doces em excesso, não estão com dieta equilibrada, o que interfere na saúde bucal e no advento da cárie.
Cáries e crianças
Quanto mais tarde a criança começa a consumir açúcar, menor é a possibilidade de cárie, e, estabelecido o hábito de higienização dental regular, menor ainda.
Qualquer um pode ser vítima de cárie, entretanto consideram-se as crianças população de risco, que é maior quanto mais novas elas forem.
Algumas dificultam a limpeza bucal e comem com mais frequência, inclusive com associação de mamadeira, especialmente à noite.
Outro problema é que o dente de leite demora a calcificar. Nesse fase da vida, a progressão da lesão da cárie é muito rápida entre o buraquinho e o estágio de necessidade de tratar canal.
O primeiro sintoma, que se deve sanar, é a mancha branca que, antes da cavidade, irrompe na superfície do dente.