Identificação da doença
Cárie de mamadeira é uma expressão não científica para identificar o que se conhece como cárie de acometimento precoce e ocorre com muita frequência em crianças pequenas em decorrência do uso da mamadeira, não por ela em si, mas pelo conteúdo, que costuma ser de alimentos açucarados e, ainda que seja leite puro, contém lactose e, como todo carboidrato, provoca cárie. Se a mãe acrescentar a ele mel, farinha e outros produtos açucarados, o potencial cariogênico aumenta.
Identificação das crianças acometidas
As crianças portadoras de cárie de mamadeira são as que utilizam demais esse utensílio, até quando acordam durante a madrugada. Isso não permite que o organismo se recupere da acidez ocasionada pelo leite na boca.
A cárie de mamadeira é perigosa porque destrói os dentes rapidamente. Há crianças que precisam de reabilitação extensa, inclusive com tratamento de canal, para voltar a se alimentar. Isso interfere na qualidade de vida delas e dos pais tanto em razão da dor quanto do aspecto social, visto que os colegas podem ter dentes normais.
Como evitar
Os pais devem seguir a orientação do pediatra a respeito da regularidade do aleitamento no peito ou na mamadeira. Se a criança se alimentar por essas vias na frequência correta e os pais lhe escovarem os dentes diariamente duas ou três vezes, não haverá cárie de mamadeira.