Você está com problemas de queda de cabelo e viu na TV essas cápsulas que prometem acabar com queda de cabelo intensa e está curioso para saber se elas realmente funcionam?
Queda de cabelo é um problema comum, muitas mulheres e homens a tem, e a pessoa tenta um meio para achar uma solução por conta disso.
A maior parte desses produtos são compostos multivitamínicos com aminoácidos que prometem acabar de uma vez por todas com a queda de cabelo, que na maior parte das vezes tem razões diferentes no homem e na mulher.
Se uma vizinha sua comprou uma cápsula dessas e teve resultado, o eflúvio telógeno é uma causa de queda de cabelo, que ocorre principalmente em mulheres, que melhora sozinha, então não necessariamente foram aquelas cápsulas que fizeram isso. E essas cápsulas contém vitaminas sem que seja realizado exame para averiguar se a pessoa necessita delas. Aliás, o excesso de vitamina pode causar problemas renais, intoxicação, e se da A, pode causar queda de cabelo.
Para queda de cabelo, é necessário consulta médica para diagnóstico correto dela, por meio de exames, e ocasionalmente é necessário biópsia do couro cabeludo, retira-se um pequeno fragmento do couro cabeludo e envia-o para análise. Existem centenas de causas de queda de cabelo, de modo que é difícil uma pílula de um composto padrão resolver todas. Para alguns casos a cápsula acerta, mas para a grande maioria não.
Para citar alguns tipos de alopecia, há a genética, a areata, a cicatricial, além da queda poder ser agravada por dermatite seborreica, hipotireoidismo, anemia crônica, redução do estoque de ferritina, baixa de vitamina D, baixa de zinco, lúpus, além de outras dezenas.
Cada tipo de queda de cabelo tem tratamento específico. Para tratar, por exemplo, calvície, alopecia areata e lúpus, vitaminas pouco ajudam.