Características e benefícios do canistel
O canistel, também chamado de fruta ovo, é uma fruta originária da América Central.
Embora seja originário da América central, o canistel, também chamado de “fruta ovo”, já é produzido comercialmente na Flórida. A UNESP de Jabuticabal, em meados dos anos 80, trouxe algumas sementes dessa variedade da Flórida e plantou, e existe cultivo dessa fruta no Brasil.
É uma fruta rica em vitamina C e muito doce. Cada fruta tem em média 140 calorias, quase a mesma quantidade do abacate. Ela é muito rica em betacaroteno, que no organismo é convertido em vitamina A, que é bom para visão e, segundo os estudos indicam, para prevenir o Mal de Alzheimer.
O canistel deve ser consumida quando estiver bem macio. Se ele estiver um pouco verde e não estiver macio, ele solta um látex na boca que deixa um gosto “meio puxado”, talvez igual ao do caqui quando ele não está “no ponto”.
Algumas pessoas dizem que ele tem gosto de jatobá. A casca dele não é comestível, somente a polpa.
Ela é chamada de “fruta ovo” por causa da sua polpa, que parece uma gema e tem uma consistência semelhante a uma gema cozida. É uma fruta muito doce e saborosa, cujo sabor lembra levemente a manga, porém sem as fibras da manga. Ela tem uma semente grande em relação ao tamanho da fruta.
Dicas para cultivar canistel e outras plantas
O canistel é uma planta que, mesmo plantada de sementes, começa a florescer rápido.
A flor é o meio de reprodução da planta. Às vezes, por excesso de cuidado, a planta acaba não transformando essa flor em fruto, pois ela não sente a necessidade de se multiplicar. Nesses casos, se a pessoa rega ela muito constantemente, deve cortar um pouco a rega.
Uma dica rudimentar, mas muito eficiente, é fincar alguns pregos no tronco da planta. Isso funciona muito em cajueiros e pés de coco, quando estão muito viçosos e tão muitas flores, mas as flores não lingam. Fincar alguns pregos na árvore vai estressar ela, e ela certamente irá frutificar bastante.
Um agregado muito utilizado, que é orgânico e tem um bom resultado no auxílio à frutificação das plantas, são as cinzas de madeira (de fogão de lenha ou de churrasqueira). Deve-se utilizar as cinzas, e não o pó de carvão.