Calçados ideais para diabéticos
Muitas vezes se recomenda que as pessoas que têm diabetes usem calçados especiais (ortopédicos). Isso nem sempre é necessário. A maior parte das pessoas, se não tem um pé com problemas importantes, pode usar um calçado normal, adequado, encontrado em boas lojas.
O ideal é que o calçado tenha a sola rígida e não dobre, permitindo que a pessoa tenha uma proteção melhor do pé, e que ele não tenha costura interna. Hoje, é fácil encontrar sapatos sem costuras internas e sem pregos.
O calçado tem que ser confortável, não pode ser apertado e deve ter uma boa altura (para não machucar o pé). É ideal comprar sapatos em dias mais quentes, quando os pés estão mais inchados. Assim, a pessoa compra um sapato que fique mais confortável, inclusive para esses dias.
Pessoas que têm diabetes e que têm deformidades no pé (porque têm alguma deslocação de osso ou porque já sofreram feridas importantes nos pés) deveriam, pelo menos, usar palmilhas especiais, receitadas por um médico ou por um serviço que tenha habilitação e conhecimento para prescrevê-las. Essas pessoas podem usar essas palmilhas especiais ou sapatos ortopédicos adequados, eventualmente até feitos sob medida.