Boldo: características
O boldo (Plectranthus barbatus) é uma planta comum, que cresce em muitos lugares e que muitas pessoas têm em casa e tomam frequentemente. O boldo da folha grande (ou boldo-de-jardim) vira uma pequena árvore, muito vistosa e cheirosa, que pode chegar a até 1,5m de altura. É uma planta levemente amarga.
Existem outras espécies de boldo, como o boldo-do-chile e o boldo-baiano, que têm propriedades parecidas.
Ações do boldo no sistema digestivo
O boldo estimula as funções do sistema digestivo (estômago, fígado, vesículas, pâncreas e intestino).
Muitas pessoas, após comerem comidas pesadas ou que excedem no uso de álcool, fazem uso do boldo para aliviar os sintomas desses excessos. Essa é a maior reputação dele.
Pode-se macerar a folha do boldo em copo com água, deixar durante um tempo e tomar o sumo da folha do boldo. Também é possível fazer o chá de boldo ou a tintura de boldo (para pingar na água), mas essa é a preparação mais comum e talvez a mais fácil de utilizar.
O chá de boldo pode ser utilizado antes das refeições, pois ele estimula o apetite, principalmente em pessoas idosas (que têm falta de apetite) ou estados de mal físico que retiram o apetite.
O uso do boldo reduz a produção de ácido e suco gástrico no estômago, e é indicado para casos de azia, refluxo e gastrite. Existem pessoas que tomam omeprazol e outros medicamentos e continuam sofrendo das dores no estômago, e o uso do boldo é realmente eficiente nesses casos.
O boldo dá cachos de flores violetas.
Para ter boldo em casa, é possível enterrar pequenos galhos de boldo, que eles vão enraizar.