Bloqueadores de DHT realmente funcionam?
A di-hidrotestosterona (DHT), três a quatro vezes mais potente do que a testosterona, age diretamente no couro cabeludo e provoca queda capilar.
Funções atribuídas aos bloqueadores de DHT
Geralmente os bloqueadores de DHT vêm em cápsulas. Para tentar enganar o consumidor, muitos desses produtos alegam conter compostos que bloqueiam naturalmente a conversão da testosterona em DHT, além de vários não serem aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration), se comercializados nos Estados Unidos, ou pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), se vendidos no Brasil.
Essas substâncias prometem bloquear o DHT em três etapas. Em uma, dizem ocupar o receptor do referido hormônio, impedindo que o DHT se conecte ao folículo, o que interrompe a queda capilar. Também afirmam inibir a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, além de regular a testosterona livre.
No entanto não há comprovação de que qualquer produto bloqueie o receptor da di-hidrotestosterona e, apesar de poder impossibilitar a conversão de testosterona em DHT (algo que faz a Finasterida), o bloqueio de testosterona livre é improvável, uma vez que a di-hidrotestosterona faz parte da fisiologia masculina e é imprescindível ao organismo.
Hipervitaminose e queda de cabelo
Os bloqueadores de DHT também informam ter altas dosagens de vitaminas, porém a hipervitaminose também pode provocar perda de cabelo, além do risco de sobrecarregar os sistemas hepático e renal.