O que é bichectomia?
A bichectomia, cirurgia de retirada de gordura das bochechas, está muito em voga na mídia.
Risco de paralisia facial permanente
Nessa área do rosto, por baixo da pele existe uma enervação de que um dos ramos é o nervo facial. Então, de acordo com a profundidade de onde se tira gordura, existe, sim, possibilidade de se atingir esse nervo, lesá-lo e provocar paralisia facial permanente, que, consistindo na inércia de metade do rosto ou da boca, faz um canto dela cair.
Dificuldade na sucção após a bichectomia
Uma lesão no nervo pode também atrapalhar o movimento de bico da boca e o de sucção.
O ideal é que a pessoa passe pela bichectomia com um cirurgião, especialista em anatomia da face, para impedir essas complicações.
Risco de necrose e infecções
Como a face é muito vascularizada, existe um risco muito grande de hematoma durante a bichectomia, o que pode causar necrose, infecção e uma série de outros problemas.
Comprometimento da glândula parótida
O ducto da parótida, glândula que, famosa pela caxumba, se situa na face, desemboca dentro da boca, em local próximo de onde se realiza a bichectomia. Então, se o médico não tiver bom conhecimento de anatomia, pode danificar esse canal e comprometer seriamente essa glândula.
Possibilidade de reversão da bichectomia
Essa operação, em que se remove uma estrutura chamada bola de Bichat (daí bichectomia), gordura diferenciada na região da face, é irreversível.
Portanto é necessário indicação para esse procedimento, visto que o indivíduo pode, depois, arrepender-se.
Até é possível fazer preenchimento e usar outras substâncias, mas a gordura não volta mais àquele lugar.
Valor da bichectomia
É impossível apreçar essa intervenção sem avaliar o paciente. É o que primeiro se faz para se constatar a real necessidade da cirurgia. Em segundo lugar, deve-se considerar o que se vai fazer, para associar os custos da internação e da equipe médica (anestesista, auxiliar e instrumentador) com os honorários do cirurgião. Desse modo, o valor final pode variar um pouco de acordo com a pessoa e o hospital em que se realizará a operação.
Recomendações gerais antes de se fazer uma bichectomia
Não basta simplesmente saber de uma cirurgia que está na moda, porque atores a utilizaram, por exemplo, e querer submeter-se a ela também, porque é preciso aval do médico para isso. Não são todos que podem passar por ela; depende da conformação do rosto e da anatomia do indivíduo, além do longo prazo, visto que, por ser muito nova, essa cirurgia não tem muito tempo de acompanhamento e há quem esteja sendo operado sem saber disso. Depois de certo tempo, o paciente pode arrepender-se.
Por tudo que se expôs, a bichectomia deve ter boa indicação, realizar-se em ambiente correto e com equipe qualificada para tanto, para evitar contratempos, dor de cabeça e transformação do sonho de alguém em pesadelo.