Você vai ver nesse artigo:
Berinjela: características
A berinjela (Solanum melongena) é uma planta medicinal e alimentícia. Ela é muito conceituada como emagrecedor e redutor de gorduras do corpo.
Como consumir a berinjela
Todas as pesquisas confirmam que o extrato cru (o suco) da berinjela é muito melhor do que cozido, pois ela perde algumas propriedades durante o cozimento. Ela tem, por exemplo, muitas fibras que ajudam a eliminar gorduras do corpo, e princípios ativos que ajudam no processamento das gorduras e triglicérides.
Deve-se utilizar a casca da berinjela (a parte preta ou roxa dela), que, segundo as pesquisas, é a parte que tem maior concentração dos princípios ativos.
É possível utilizar a polpa da berinjela na alimentação (em saladas, lasanhas, etc.) e a casca dela, que seria descartada, para fazer o suco.
Benefícios da berinjela
Emagrecimento
Existem pesquisas que demonstram que a berinjela tem uma atividade significativa reduzindo as gorduras do corpo. Porém, outras pesquisas demonstram que a berinjela não tem efeito nenhum sobre a redução de gorduras.
É possível tomar o suco da berinjela com laranja, todos os dias pelas manhãs, e adicionar couve para potencializar esse suco, e verificar os seus efeitos sobre os triglicérides, gorduras e emagrecimento. Se funcionar, a pessoa pode continuar tomando a berinjela; se não funcionar, pode parar de tomar.
Ação antidiabética
A casca da berinjela tem ação antidiabética, reduzindo os índices de açúcar no sangue. Por reduzir as taxas de gordura e açúcar na corrente sanguínea, o organismo tem mais facilidade de emagrecer.
Em um artigo científico, a berinjela demonstrou uma ação como analgésica e antipirética – reduzindo a sensação de dor (em casos de dores de cabeça, dores de dente, dores musculares, etc.) e a temperatura corporal em casos de febre. Normalmente, os medicamentos que reduzem a dor, como paracetamol e dipirona, reduzem também a febre, e a casca da berinjela também tem essa ação.
Ação antitumoral
Uma pesquisa recente demonstrou que, na casca da berinjela, existe uma substância, chamada delfinidina, que tem uma ação antitumoral. Ela foi testada contra o fibrosarcoma, um tipo de câncer maligno muito agressivo, e reduziu o desenvolvimento desse câncer e até conduziu as células do câncer a apoptose – um processo em que a célula cancerígena se autodegenera e morre.