Quitoco: benefícios
O quitoco (Pluchea sagittalis) é uma planta pouco conhecida. Ele tem cachos de botões florais que formam capítulos na parte superior da planta, e “asas” que se formam em volta do caule dele. É uma planta bem vistosa, com um cheiro agradável que lembra o mel de jataí.
Sistema digestivo
O quitoco é um estimulante da digestão e combate os gases intestinais, e é indicado para pessoas que têm dificuldade na digestão ou que formam muitos gases intestinais.
Fibrose hepática
Existem pesquisas demonstrando que o quitoco combate a fibrose hepática, um problema causado pela má-regeneração do fígado.
Quando existem lesões causadas por traumas (acidentes), medicamentos ou pelo excesso do consumo de álcool, o fígado vai se regenerar automaticamente. Durante o processo de regeneração, alguma coisa pode dar errado e, ao invés de se formarem células do fígado, são formadas fibras que não têm a mesma função que as células do fígado – isso é a chamada “fibrose hepática”.
Assim, o fígado fica enfraquecido e, além disso, o excesso da fibrose hepática pode levar a um caso de cirrose hepática.
Nos experimentos que foram feitos com cobaias, o quitoco reduziu a formação de fibras.
Ação anti-inflamatória e tratamento de problemas uterinos
O quitoco tem uma capacidade anti-inflamatória que já foi testada e comprovada, principalmente para inflamações do útero.
Há relatos de uma pessoa que, frequentemente, tinha feridas no útero que precisavam ser cauterizadas.
Ao invés de fazer a cauterização, que é muito incômoda, ela tomou, durante 10 dias, um chá de quitoco, erva-de-são-joão (que também é anti-inflamatória e trabalha o sistema reprodutivo) e erva-baleeira (que também é anti-inflamatória).
No médico, ela foi informada de que o seu corpo havia conseguido se regenerar – as feridas haviam cicatrizado e ela não precisaria fazer a cauterização.
Quem sofre de inflamações do útero, endometriose, feridas no colo do útero, menstruações dolorosas, etc., pode utilizar o quitoco, em associação com outras plantas também, para o controle desse tipo de problema.
Ação anti-inflamatória para os rins e a bexiga
O quitoco é anti-inflamatório para os rins e a bexiga, e o uso dele, em associação com outras plantas ou com o tratamento alopático, pode auxiliar no tratamento, ou ao menos combater os sintomas, de problemas como a cistite e a nefrite. Não é necessário abandonar o tratamento alopático para tomar o quitoco.
Sistema respiratório
O quitoco pode ser incluído na composição de xaropes para gripe e bronquite. Ele tem uma atividade sobre o sistema respiratório em casos de bronquites, gripes e tosses, é expectorante e pode ser utilizado principalmente em crianças.
Ação ansiolítica
O quitoco tem uma capacidade de atuar no sistema nervoso central e causar relaxamento, combatendo, por exemplo, histeria e ansiedade (que podem até levar a estados depressivos). Existem estudos que demonstram essa atividade ansiolítica do quitoco.
Ação analgésica
Alguns estudos demonstram que o quitoco reduz a sensibilidade e a resposta à dor em casos de, por exemplo, dores de cabeça ou dores musculares.