Mangostão: a fruta mais gostosa do mundo
Na Ásia, o mangostão é considerado a fruta mais saborosa do mundo. No Brasil, ele começou a ser cultivado nos anos 40.
O mangostão, ou “mangostim”, é uma árvore asiática proveniente da Malásia. Ela tem 10 a 20 metros de altura, uma copa cônica e folhas simples. É muito ornamental, ideal para paisagismo e arborização urbana. As folhas dela são grandes, de 30 a 40cm.
O mangostão roxo não tem flores masculinas, por isso seu fruto é botanicamente considerado um fruto paternocárpico – é um fruto que não tem fecundação e se auto reproduz.
A fruta tem mais de 300 anos de uso na Ásia e na Europa. Na Inglaterra, a Rainha Vitória costumava oferecer o mangostão, que chamava de “a rainha das frutas”, em seus banquetes palacianos. É uma fruta muito conhecida, muito apreciada e muito saborosa.
O mangostão foi introduzido no Brasil através do Pará em 1940. Em 1956, o mangostão chegou ao sul da Bahia, na região de Una, próxima à Itabuna, onde existem alguns pomares urbanos que abastecem a região Nordeste, mas a fruta muito raramente chega ao estado do Sergipe.
Mangostão: benefícios
O mangostão tem a presença de xantonas e catequinas, que servem para regular o intestino e fortalecem o sistema imunológico. Ele possui também o ácido hidroxílico, que aumenta a sensação de saciedade, por isso é utilizado em regimes. Além disso, possui vitaminas do complexo B6 e B12, minerais como potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, manganês, cobre, além de aminoácidos, fibras e proteínas.
O mangostão é uma planta de sabor inigualável, ainda pouco conhecida no Brasil.